Assunto ganhou mais força após um homem morrer afogado na Praia de Castelhanos no último feriado prolongado
Por Gustavo Nascimento, de Ilhabela
O óbito de um homem de 56 anos, turista de Presidente Prudente que passava o último feriado prolongado em Ilhabela, chocou as comunidades tradicionais do arquipélago. A vítima se afogou na praia de Castelhanos, localizada ao leste de Ilhabela, onde só é possível concluir o trajeto por veículos 4×4.
Os moradores afirmam que a presença de guarda-vidas em praias como Castelhanos e Bonete, que registram presença de milhares de turistas ao longo do ano, poderiam evitar episódios como este. O Tamoios News teve acesso a cópias de ofícios, datados de 2015, que apontam pedidos endereçados à prefeitura e ao Conselho Municipal de Turismo para contratação de guarda-vidas fora do período do Verão.
Em um dos documentos, a Associação Bonete Sempre solicita contratações de guarda-vidas disponíveis na praia do Bonete, quanto em Castelhanos. “A praia de Castelhanos conta com ondas e correntezas fortes e considerada uma das principais atrações turísticas e mais visitadas de Ilhabela, também necessita ter este serviço o ano todo”, aponta trecho do ofício.
Ainda para justificar o pedido para a praia do Bonete, a associação aponta as condições de difícil acesso à praia, que pode ser visitada por uma trilha de 12km ou por um trajeto de barco que dura aproximadamente uma hora partindo do Centro de Ilhabela ou São Sebastião. “Muitas vezes o mar fica sem condições de navegação, uma vez que esta praia é reconhecida como a que contém as maiores ondas do Litoral Norte de São Paulo”, diz o documento.
O assunto também foi alvo de um requerimento do vereador Luiz Paladino de Araújo (PCdoB), o Luizinho da Ilha, que na sessão do dia 5 de maio de 2015 requereu ao município e ao Governo do Estado a possibilidade de implantar guarda-vidas nas praias do município o ano inteiro, “sobretudo nas comunidades tradicionais de Castelhanos e Bonete”. À época, três vítimas se acidentaram no dia 19 de abril no Buraco do Cação e duas foram resgatadas com vida pelos profissionais.
“O que a gente pediu é que a administração contratasse guarda-vidas para os outros oito meses, após o Verão, quando o Estado faz o processo de seleção. O município está negligenciando todos os pedidos feitos de forma veemente. Fizemos uma nova reunião e o assunto voltou a ser discutido. Estamos muito revoltados com o que aconteceu”, explicou André Queiroz dos Santos, presidente da Associação Bonete Sempre.

Foto: Gustavo Nascimento
Turismo – O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) também emitiu ofício à Prefeitura de Ilhabela reforçando o pedido da Associação Bonete Sempre. Segundo o documento, assinado pelo presidente Leopoldo Pedalini Neto, a plenária apontou por unanimidade a necessidade de inclusão de guarda-vidas na atividade delegada para as comunidades de Bonete e Castelhanos durante o ano inteiro.
“Por se tratar de locais de acesso restrito e de forte apelo turístico, voltados a mar aberto, a presença destes profissionais durante todos os meses do ano é essencial, promovendo a segurança de moradores e turistas”, informou o ofício datado de 16 de setembro deste ano.
Saúde – Outro ofício, datado de 2013, endereçado à Secretaria Municipal de Saúde, ressalta a necessidade da comunidade do Bonete, formada por mais de 250 pessoas, na contratação de uma enfermeira todos os dias da semana, inclusive nos feriados.
Segundo a associação, não há um profissional substituto nos dias de folga ou férias e até hoje não houve retorno deste pedido.
“Esta comunidade possui moradores acamados, gestantes, crianças e idosos com necessidades especiais, além de uma grande demanda de visitantes que deverá aumentar ainda mais com a proximidade da temporada de Verão”, informou o documento.
Outro lado – O Tamoios News entrou em contato por e-mail com a Prefeitura de Ilhabela na última quinta-feira (17) solicitando um posicionamento sobre os assuntos, tanto do guarda-vidas o ano inteiro quanto do profissional de enfermagem. Porém, a atual administração não se manifestou até o fechamento da reportagem.
Já a equipe do governo Márcio Tenório (PMDB) informou à reportagem que a presença de guarda-vidas nas praias é um assunto que está em pauta no processo de transição, que teve início após o feriado de Proclamação da República.