Vencedor da seleção, aberta a todos os países, terá acompanhamento do Centro Culinário Basco, parceiro da Organização Mundial do Turismo na iniciativa
Termina no próximo dia 5 de março o prazo para inscrever-se no 1º Concurso de Startups de Turismo Gastronômico da Organização Mundial do Turismo (OMT), promovido conjuntamente com o Centro Culinário Basco (CCB), da Espanha. A seleção, aberta a empresas e pessoas físicas de todos os países por meio do linkwww.gastronomytourismventures.org, busca reconhecer empreendedores responsáveis por ideias inovadoras e com potencial de integrar as duas áreas, de forma a estimular a realização de viagens. Os cinco finalistas serão conhecidos em 1º de abril e o anúncio do vencedor ocorrerá durante o 5º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, de 2 a 3 de maio, na cidade espanhola de San Sebastián.
Os projetos devem focar tecnologias voltadas à superação de desafios no setor e estar ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, como a redução de desigualdades. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, incentiva a inscrição de brasileiros. “Dados do MTur mostram que 95% dos estrangeiros que vêm ao país elogiam a nossa gastronomia. A participação de brasileiros certamente vai incentivar a inovação nesta área, além de reforçar o apelo da nossa culinária para a atração de visitantes”, justifica.
Os participantes precisam expor modelos de trabalho relacionados à sustentabilidade e ao envolvimento da cadeia produtiva local, além de agregar valor ao patrimônio cultural da região onde atuam. O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, ressalta que a gastronomia contribui para a geração de emprego e renda por meio do turismo. “O turismo é uma enorme fonte de emprego e seu efeito multiplicador tem repercussões em outros setores, como a gastronomia e sua enorme cadeia de valor”, argumenta.
O primeiro colocado vai conquistar um selo internacional e receberá acompanhamento do CCB da Espanha. A instituição acadêmica, filiada à OMT, possui um Conselho formado por 11 dos principais chefs do mundo e tem como objetivo o ensino superior, a pesquisa e a promoção da gastronomia como alavanca de desenvolvimento. Por André Martins(MT)