Concurso Litoral Norte

Elat promove concurso de fotos de raios. Veja como participar:

Tamoios News
Foto: Jorge Mesquita

O concurso está recebendo fotos de raios de todos os lugares do país até dezembro de 2018. Os autores das três melhores imagens serão premiados com o livro “Brasil: Que Raio de História”, obra que relata como os raios foram entendidos e interpretados em diferentes épocas da história do Brasil, além de conter fotos históricas do fenômeno.

Amantes da fotografia e fotógrafos profissionais podem participar. Basta acessar o link: http://www.elat.net.br/foto/CadastrarFotos.aspx, preencher o formulário e enviar a foto. O resultado será anunciado em janeiro de 2019. As fotos serão divulgadas no site do ELAT e para a imprensa com os devidos créditos.

Litoral Norte

Foto: Jorge Mesquita

A incidência de raios nos últimos anos aumentou muito no Litoral Norte, segundo estudos do Inpe , principalmente, durante o verão. Nos anos anteriores a incidência de raios e relâmpagos era associada ao fenômeno “El Niño”, ou seja, ao aquecimento acima do normal das águas do oceano Pacífico. Hoje, os técnicos acreditam que a urbanização e crescente ocupação da região também tem causado maior incidência dos raios. São inúmeras as belas fotos postadas nas redes sociais registrando raios e trovões no mar. O concurso do Elat é uma boa oportunidade para que internautas e fotógrafos possam eternizar suas imagens no livro que será publicado pelo grupo de pesquisa.

Elat

Embora tenha sido criado oficialmente em 1995, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) tem sua origem nas pesquisas científicas e tecnológicas em eletricidade atmosférica desenvolvidas no INPE desde 1979 na área de Ciências Espaciais e Atmosféricas.

O ELAT é o primeiro grupo de pesquisa sobre raios criado no Brasil e faz parte do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É considerado uma referência mundial nas pesquisas sobre eletricidade atmosférica

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.