A 12ª edição do Litoral Encena, que acontece em Caraguá, têm boas atrações para este sábado e domingo. O festival reúne atrações como teatro de rua, teatro de bonecos, circo, intervenção e dança.
O Litoral Encena é uma realização do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Secretaria de Estado da Cultura e organização social da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.
Com a missão de fomentar a produção artística de maneira democrática e gratuita, o Litoral Encena oferece para a população produtos culturais de qualidade com o intuito de consolidar uma política de cultura democrática na região, envolver a população e trazê-la ao encontro da arte.
As apresentações ocorrem no Teatro Mario Covas e na Praça Dr. Cândido Mota. Elas são gratuitas e possuem classificação livre.
Programação para este sábado e domingo
3/11 – Sábado
18h – Teatro de Mamulengo ‘Simão e o Boi Pintadinho’ – Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns
· Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)
O coronel Vicente Pompeu vai realizar uma grande comemoração para celebrar o noivado de sua filha Rosinha. Ele chama seu braço direito, Simão, para ajudar. O coronel quer a festa seja uma grande folia brasileira. Mas um Gringo e um Político querem modificar tudo para colocar coisas mais “modernas” e atacar o Boi Pintadinho, a principal figura da brincadeira.
19h – Espetáculo de Dança ‘A Mão do Meio – Sinfonia Lúdica’ – Companhia de Danças de Diadema
· Teatro Mario Covas
Mostra a fabulosa aventura de uma mão que, fascinada por movimentos, parte à descoberta do corpo. Pouco a pouco se torna uma verdadeira colecionadora de gestos. Uma sinfonia lúdica composta de movimento, som e luz, que nos faz mergulhar num mundo feito poesia.
19h – Teatro de Lambe-Lambe ‘Baús do Tesouro’ – Cia. Artística Avenida Lamparina
· Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)
Três piratas atrapalhados estão à procura do norte, onde deverão aportar em busca do maior de todos os tesouros. Mas, antes, mostram suas monstruosas, cavernosas e indeglutíveis histórias a quem tiver coragem de espiar.
19h30 – Intervenção ‘Naïfs’ – Daiane Baumgartner e João Sobral
· Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)
Depois da perda de seu marido, Violeta vai para a casa de seus filhos levando tudo o que tem. Na estação de trem encontra Antonio Bento, um músico de rua e inventor que passa seus dias ali na estação, entre chegadas e partidas.
20h – Contação de História ‘Nhá Rita e Leco Borba – Contação de Causo’
· Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)
20h30 – Espetáculo de Dança ‘Danças Urbanas’ – RT Dança de Rua/Dual Dance
· Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)
21h – Teatro de Rua ‘A Pereira da Tia Miséria’ – Núcleo Ás de Paus
· Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)
A Fome personificou-se em uma criança nascida da miséria e, desde então, percorre o mundo trazendo sofrimento a todos. Tia Miséria engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore e, em um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria liberta a Morte e pede em troca que a sua vida não seja levada.
4/11 – Domingo
18h – Espetáculo de Dança ‘Abissal’ – iN SAiO Cia. de Arte
· Teatro Mario Covas
Neste espetáculo cada artista desenvolve seus padrões corporais numa construção poética de profundidades individuais, criando e recriando justificativas para os nossos padrões artísticos instintivos. O público assiste aos momentos de ida e volta às zonas alcançadas, que trazem imagens como finitude, resistência, perversidade, feminino, opressão, atritos, num ambiente essencialmente denso.
18h – Espetáculo de Dança ‘Danças Urbanas’ – Geração Futuro
· Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)
18h30 – Teatro de Bonecos ‘Menino Coragem’ – Cia. Articularte
· Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)
Um menino e sua irmã se perdem de sua família e vivem uma aventura inusitada, enfrentam situações estranhas, perigosas e também divertidas. Com muita coragem, eles serão obrigados a cruzar uma floresta escura, com seres surreais, depois um mar de criaturas marinhas fantásticas até chegarem a uma nova terra, onde terão que se adaptar à vida daquele povoado.
20h – Espetáculo Circense ‘Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co vô? – Circo Navegador
· Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)
Num encontro inusitado o palhaço Surubim encanta a plateia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, este personagem provoca o público para uma vivência divertida e “descompromissada”, por meio das rotinas de um show circense, misturando cenas clássicas e criações próprias, equilibrando-se entre o deboche e a elegância.