Cidades Geral

Confira a quantidade de “lixo” gerado nas festividades nas cidades do Litoral Norte Paulista

Tamoios News
imagem/Tamoios News

As cidades do Litoral Norte tiveram muito trabalho para recolher o lixo gerado nas festividades entre o Natal e principalmente no Réveillon, quando cerca de dois milhões de turistas estiveram na região.

A falta de conscientização no descarte irregular principalmente nas praias pode resultar em diversos problemas para o meio ambiente, como contaminação da água, do solo e até mesmo do ar. E ainda causam prejuízos ambientais, muitas espécies marinhas são afetadas pela poluição plástica nos mares.

As cidades do Litoral Norte precisam intensificar o trabalho de educação ambiental principalmente nas praias, para que a população descarte de maneira correta seu lixo. Com faixas, cartazes e publicidades para banhistas, indicando o local onde se posicionam as lixeiras e os problemas que o lixo ocasiona na fauna marinha.  Também devem orientar os ambulantes para que façam a separação do lixo e coloquem em local adequado.

O descarte correto dos resíduos contribui para a preservação ambiental, reduz custos públicos e garante as cidades mais limpas e saudáveis.

Veja a seguir a quantidade de lixo por cidade:

Caraguatatuba

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba recolheu 2.652,45 toneladas de lixo entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro, nos bairros das Regiões Norte, Central, Oeste e Sul do município. Cerca de 700 mil pessoas, entre turistas e veranistas, visitaram Caraguatatuba no período do Réveillon. Estima-se que até o Carnaval, a cidade receba dois milhões de visitantes.

Foram coletadas 264,06 toneladas no dia 24/12, 118,26 toneladas no dia 25/12, 428,34 toneladas no dia 26/12, 274,93 toneladas no dia 27/12, 40,20 toneladas no dia 28/12, 580,91 no dia 29/12, 417,95 toneladas no dia 30/12, 280,24 toneladas no dia 31/12 e 247,56 toneladas no dia 1º/1.

Ilhabela 

As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Ilhabela recolheram 12,02 toneladas de resíduos nas praias do município na manhã do dia 1º de janeiro de 2026. O trabalho começou ainda de madrugada, antes das 6h da manhã, garantindo a limpeza e organização dos espaços públicos logo nas primeiras horas do novo ano, após a intensa movimentação registrada durante as festividades de Réveillon.

Além da limpeza das praias, a coleta de resíduos úmidos em toda a cidade somou 45,65 toneladas no mesmo dia. Os números evidenciam o grande volume de lixo gerado e a importância do trabalho contínuo realizado pelas equipes municipais, especialmente durante a alta temporada.

São Sebastião

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), em parceria com a Terracom, trabalhou intensamente em toda a cidade durante o período de festas de fim de ano para garantir limpeza e organização nas praias e bairros de São Sebastião.

Entre os dias 26 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026, foram recolhidas 3,204 toneladas de resíduos domiciliares e 84 toneladas de materiais recicláveis, totalizando 3,289 toneladas de resíduos sólidos encaminhados para o transbordo e descarte correto.Somente durante o período do Ano Novo, entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, foram recolhidas 908 toneladas de resíduos, devido ao grande fluxo de moradores e turistas na cidade.

Ubatuba 

Nas primeiras horas de 2026, a Secretaria de Infraestrutura de Ubatuba, com servidores efetivos, comissionados e colaboradores da empresa terceirizada Ubalimp, responsável pelos serviços de limpeza urbana, retirou aproximadamente 54 toneladas de resíduos em diferentes regiões do município. O volume expressivo é resultado direto das festividades de Réveillon, que reuniram moradores e milhares de visitantes em praias, orlas e espaços públicos da cidade.

Fonte: Redação/Tamoios News