Cidades Ubatuba

Confirmado ataque de tubarão a banhista em Ubatuba

Tamoios News

O pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Otto Bismarck Gadig, especialista em tubarões, confirmou que os ferimentos na perna de um turista são compatíveis com a mordida de um tubarão. A vítima era um turista francês que estava com a família na Praia do Lamberto em Ubatuba no dia 3 de novembro, quando foi atacado durante um mergulho.

A caso ganhou repercussão após um familiar da vítima publicar nas redes sociais o relato do ocorrido com detalhes sobre o atendimento na Santa Casa de Ubatuba.

O Instituto Argonauta foi questionado sobre a possibilidade de ser mesmo um ataque de tubarão e inicialmente não identificou o animal causador das lesões, “até para os especialistas consultados pelo Instituto Argonauta, inicialmente, as imagens disponíveis levaram a acreditar que as chances de ser um tubarão eram mínimas”, informou.

Depois, ao ouvir os relatos da família e obter mais fotos e informações detalhadas sobre o acidente o Argonauta chegou à conclusão de que as lesões são compatíveis com a mordida de um tubarão. De acordo com Gadig, ainda serão analisadas outras imagens para se ter mais informações sobre as características do animal e as condições que causaram o ferimento.

Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta e diretor do Aquário de Ubatuba, “várias espécies de tubarões ocorrem na região, mas não temos conhecimento de registros de acidentes envolvendo humanos nos últimos trinta anos. Trata-se, portanto, de uma situação isolada, que não deve causar preocupação na população”, pontua.