Para conhecimento e avaliação dos eleitores estamos publicando biografia e propostas dos candidatos a deputado estadual e federal do Litoral Norte, e dos candidatos que quando eleitos trabalharam pela região.
A delegada Junia Cristina Leme Macedo, ingressou na Policia Civil em 1998, na capital paulista, foi transferida para o Deinter 5 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior) na cidade de São José do Rio Preto, onde trabalhou por aproximadamente 18 anos. Em janeiro de 2016 solicitou transferência ao Deinter 1, mais precisamente para a Delegacia Seccional de São Sebastião, onde permaneceu ate o mês de maio de 2021, sendo transferida para o DEIC de São Jose dos Campos (Departamento Estadual de Investigações Criminais), onde permanece até o presente momento, comandando a delegacia de entorpecentes e a delegacia de combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro.
Em sua carreira sempre esteve no comando simultâneo de Delegacias distritais e nas Delegacias de Defesa da Mulher, tendo sido inclusive a primeira Delegada de Polícia, a efetuar a primeira representação de prisão preventiva por um crime de ameaça após o advento da Lei Maria da Penha no Brasil, o qual foi deferida e o agressor preso.
Participou do Fórum para elaboração da Lei Maria da Penha, em representatividade de consulta aos Delegados de Policia do Brasil. Ministrou cursos para a Policia Militar no Litoral Norte para capacitação na Ronda Maria da Penha, tendo também organizado fluxo de violência doméstica nos Municípios de Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião, junto a Secretaria da Saúde, bem como com conscientização de Direitos dos Idosos.
Participou do Projeto da “Delegacia de Defesa da Mulher Remota”, que originou as DDM’s (Delegacia da Mulher) on-line, que resultou em “Moções” nas cidades de Caraguatatuba e São Sebastião, pelo reconhecimento de seu trabalho, onde também recebeu o Titulo de Cidadã.
Combateu conjuntamente ao Crime Organizado, estando à frente de diversas operações que culminaram na prisão de diversos agentes delituosos.
No comando da Delegacia de entorpecentes e da Delegacia de combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro vem efetuando diversas operações em toda região do Vale do Paraíba, em rede com os diversos órgão do poder público, destacando as operações em conjunto com a GCM – Guarda Municipal de São Jose dos Campos.
Já foi presidente do COMAD – Conselho municipal Antidrogas, na cidade de Mirassol e membro do COMAD em São José dos Campos, órgão este que coordena, desenvolve e estimula atividades de prevenção, tratamento e reinserção social procurando todos os segmentos sociais.
Propostas:
1) Segurança Pública (com foco em violência doméstica).
1.1) Projeto auxílio Maria da Penha (auxílio pelo período de 3 meses para a vítima de violência doméstica que não possua nenhuma fonte de renda e encaminhamento da vítima para curso profissionalizante com convênios firmados junto ao Senai, Sebrae e Senac, visando adquirir independência financeira;
1.2) Projeto ressignificar (obrigatoriedade do agressor reincidente na violência doméstica à participar de grupos de apoio específicos para ressignificação quanto a figura da mulher);
1.3) Projeto Mãe coruja (creche para atendimento por 24 horas nos 7 dias da semana com período de permanência vinculado a carga horária do responsável pela guarda, pois existem responsáveis que trabalham em período noturno e nos finais de semana e feriados);
2) Saúde
2.1) Projeto Médico / Dentista vai a escola (crianças e adolescentes serão atendidos nas escolas, haja vista ser de conhecimento não passarem por check up o que aumenta o índice de óbito e não aprendizado).
3) Meio ambiente
3.1) Projeto Planeta Saudável (produção de energia elétrica e de calor através da combustão de detritos sanitários)
4) Educação
4.1) Projeto Pátria Amada (inclusão da matéria de Organização Social e Política do Brasil; Hasteamento da Bandeira e Hino Nacional uma vez por semana nas escolas),
4.2) Projeto Seu Futuro (inclusão de matérias tecnológicas para crianças e adolescente em escolas públicas)
5) Previdência
5.1) Projeto dourado: Incentivar empresas a contratar um coeficiente de 10% de pessoas com idade acima de 50 anos.
6) Polícia Civil
Com base na SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), específico para a Polícia Civil:
6.1) criação de uma Lei Orgânica Nacional;
6.2) piso salarial mínimo nacional;
6.3) Policiais que em função do exercício profissional, tornarem-se portadores de necessidades especiais, o Estado deverá fornecer próteses adequadas, suporte psicológico e prioridade em atendimento especializado na rede pública.
6.4) Projeto para fim do confisco previdenciário dos policiais civis aposentados.
7) Área Tributária
7.1) Projeto para empreendedorismo e setor de franchising. Propor eliminação da cobrança do ISS Sobre Royalties nas operações de franquia;
7.2) Ampliação das faixas de faturamento do simples;
7.3) Redução da tributação nos insumos para a cadeia agropecuária, tais como: rações, medicamentos veterinários, adubos, fertilizantes e defensivos agrícolas.
Delegada Junia – candidata a deputada federal – 1478 – PTB