Cidades Notícias Política

Conheça as propostas do mandato coletivo a deputado federal do Cacique Adolfo Guarani

Tamoios News

Para conhecimento e avaliação dos eleitores estamos publicando um perfil e propostas dos candidatos a deputado estadual e federal do Litoral Norte, e dos candidatos que quando eleitos trabalharam pela região.

Cacique Adolfo Timotio Wera Mirim tem 57 anos e possui ensino médio completo. Ele reside na Aldeia indígena Guarani Rio Silveiras, em São Sebastião.

Ele foi o 1° indígena a ser eleito como Presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Estado de São Paulo, onde esteve à frente dos trabalhos por volta de 10 anos. Durante a sua atuação no conselho Cacique Adolfo realizou articulações políticas a favor da educação, saúde, moradia, preservação das florestas e do meio ambiente como um todo.

Participou ativamente de projetos sociais e sempre cuidou de perto de todos os trabalhos desenvolvidos pelo conselho. Mesmo não atuando como presidente da causa, por conta da limitação de mandatos seguidos, Cacique diz se considerar um militante dos direitos indígenas e das pessoas menos favorecidas.

Acreditando em uma nova maneira de atuar na política, Cacique Adolfo tem sua campanha apoiada em mandato coletivo, modalidade que este ano registrou recorde de candidaturas.

Sobre o Mandato Coletivo: A prática existe há anos, mas estas são as primeiras eleições em que o mandato coletivo pode aparecer na campanha, segundo resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro do ano passado. O mandato coletivo consiste na divisão de um mandato parlamentar entre várias pessoas, sem hierarquia e com as decisões ocorrendo em colegiado. Apesar da resolução do ano passado, a candidatura continua a ser registrada no nome de uma única pessoa. Caso eleito, apenas o cabeça da chapa terá os direitos de um parlamentar, como discursar no parlamento e participar de colégios de líderes. Apenas ele poderá votar nas sessões, com base nas decisões tomadas coletivamente com os coparlamentares.

Propostas

1 – Trazer desenvolvimento econômico para região da baixada, litoral norte e sul e também para o vale do Ribeira.

2 – Criar projetos turísticos organizados para gerar renda e apoiar pequenos e médios empreendedores, afim de gerar recursos e maiores oportunidades para as pessoas que mais precisam.

3 – Apoiar o pequeno pescador, agricultor e também os artesões.

4 – Apoiar e incentivar os ambulantes que atuam nas praias.

5 – Focar na segurança de cada região, especialmente de São Sebastião.

6 – Lutar por todas as causas relacionadas ao meio ambiente do estado de São Paulo, principalmente do Litoral e das nossas matas.

7 – Acompanhar e fiscalizar as votações relacionadas aos direitos dos cidadãos na Câmara dos Deputados.

8 – Criar propostas e leis que favoreçam as minorias.

“São Sebastião precisa dar uma acelerada em seu crescimento, ter propostas de renda para os menos favorecidos e criar possibilidades através do meio ambiente, pois, atualmente, estamos lutando pela sobrevivência”

Cacique Adolfo Guarani – candidato a deputado federal – 1810 –  mandato coletivo –  PSOL/REDE