Dos 15 candidatos que surgiram, até agora, na região, oito são mulheres que vão concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Conheça as candidatas
Por Salim Burihan
O Litoral Norte já conta com 15 candidatos nas eleições de 2018. Trezes deles, para a Assembleia Legislativa; e dois, para a Câmara Federal.
Dos treze candidatos a deputado estadual, oito são mulheres. Tudo indica que seja o maior número de mulheres em uma disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa em todos os tempos.
Nas eleições de 2014, a região teve sete candidatos na disputa da assembleia, cinco deles, homens.
2018
Nas eleições, deste ano, serão três candidatas de Caraguá, duas de Ilhabela, duas de São Sebastião e uma de Ubatuba.
A região jamais elegeu uma mulher para a Assembleia ou Câmara Federal. A região conseguiu eleger até hoje, apenas três deputados estaduais, o ex-prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, por duas vezes; o ex-prefeito de Caraguá, Antônio Carlos(2007) e o comerciante de Caraguá, Mozzart Russomano(2007).
O colégio eleitoral, este ano, de 245.618 eleitores, poderá ajudar a eleger até duas ou três delas, se o eleitorado feminino, que é cerca de 51% do total de eleitores, decidir votar nas candidatas da região.
A candidata Michelli Veneziani(PSDB) é a que possui mais bens, totalizando R$ 5.483.620,74. Cássia Gonçalves(PT) declarou ter bens no valor de R$ 12.000,00. As outras seis candidatadas declararam não possuir bens.
Duas delas, Michelli(PSDB) e Marcela Teixeira(PRTB) vão concorrer pela primeira vez numa eleição.
Outras duas já disputaram duas eleições. Cássia Gonçalves(PT) disputou eleições em 2012 e 2014 para vereador em Caraguá. Thifany Felix(PMB) concorreu nas eleições para a assembleia em 2014, pelo PSB e em 2016, pelo PSOL, como candidata a prefeita de Caraguá.
Maria do Carmo “Quebra Barraco”(PMB), disputou uma vaga na Câmara de Ubatuba, pelo PSC, nas eleições de 2004. Maria do Carmo, a Professora Duca(PSOL), de Ilhabela, disputou as eleições para a assembleia em 2014, pelo PSOL.
Noêmia de Oliveira(PT), disputou uma vaga na assembleia em 2010, pelo PSC. Sollares Lion(REDE), de São Sebastião, disputou uma vaga na Câmara de Vereadores de São Sebastião, em 2016, pela REDE.
Com relação à escolaridade, duas candidatas, Michelli(PSDB) e Maria do Carmo(PSOL) possui o superior completo.
Outras duas, Cássia(PT) e Noêmia(PT), possuem o curso superior incompleto. Thifany(PMB), Sollares(REDE) e Marcela Sindicato(PRTB) possuem o ensino médio completo. Maria do Carmo Quebra Barraco(PMB) não concluiu o ensino fundamental.
Das oito candidatas, quatro são solteiras: Marcela Teixeira(PRTB), Sollares Lion(REDE), Cássia Gonçalves(PT) e Thifany Felix(PMB).
Michelli Veneziani(PSDB), Maria do Carmo(PSOL) e Noêmia de Oliveira(PT) são casadas. Maria do Carmo Quebra Barraco(PMB) é divorciada.
Marcela Teixeira(PRTB) é a mais nova, com 35 anos; Michelli Veneziani(PSDB) tem 36 anos; Sollares Lion(REDE) tem 37 anos; Cássia Gonçalves(PT) tem 39 anos; Thifany(PMB), 48 anos; Maria do Carmo(PSOL), 60 anos; Maria do Carmo Quebra Barraco(PMB), 61 anos; e, Noêmia de Oliveira(PT), 63 anos.
Na urna de votação

Cássia Gonçalves(PT) 13.913

Marcela Sindicato(PRTB) 28.500

Maria do Carmo “Quebra Barraco”(PMB) 35.321

Maria do Carmo Professora Duca(PSOL) 50.225

Michelli Veneziani(PSDB) 45.445

Sollares Lion(REDE) 18.182

Thifany Felix(PMB) 35.035

Noêmia de Oliveira(PT) 13.005
Bom dia ! Por gentileza, poderia publicar os nomes tambem das candidatas mulheres a vaga em Brasilia para deputada Federal aqui do litoral norte e vale do paraiba?
Grata!