Ricardo Fazzini, que é o atual secretário de Turismo de Ilhabela, foi eleito para liderar o Comtur e quer sociedade civil como parceira
Por Gustavo Nascimento, de Ilhabela
Após ser eleito por aclamação como o novo presidente do Conselho Municipal de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini propõe diálogo entre as esferas do governo e a sociedade civil organizada. Ele acumula a função de titular da pasta de Secretaria municipal de Turismo e lidera um conselho composto por 21 membros.
Dos integrantes, 14 são da sociedade civil, o que corresponde a mais de 65% do total de cadeiras do grupo. Em caráter deliberativo e cunsultivo, o conselho também opina sobre as verbas do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas).
Em entrevista exclusiva ao Tamoios News, Ricardo Fazzini afirmou que deseja tornar o conselho mais dinâmico e dividir os assuntos discutidos nas plenárias em câmaras temáticas. “Queremos que a sociedade civil seja parceira nas decisões tomadas para a melhoria do turismo em nossa cidade”, disse.
Outro tema que será deliberado nas futuras discussões do conselho é a melhor distribuição dos recursos do Dade ao arquipélago. Uma lei aprovada em 2016 permite que a partir deste ano, as estâncias turísticas podem destinar parte dos recursos que recebem para investimentos em serviços (promoção, capacitação e divulgação). Antes, os recursos eram usados somente para obras de infraestrutura, como pavimentações, revitalizações e demais empreendimentos.
A ideia do presidente é colocar em discussão as áreas em que os recursos podem ser destinados. Com este formato, 80% serão repassados a obras de infraestrutura e 20% do montante pode ser utilizado para feiras, eventos e promoção do município.