Previsão é de que obras tenham duração de 24 meses; unidade será referência para todo o litoral
Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba
As obras do Hospital Regional em Caraguatatuba devem começar no início de julho. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o vencedor da licitação, que será o responsável por tirar o projeto do hospital do papel, foi o Consórcio CDG/Planova. O empreendimento será referência no atendimento hospitalar para a população das quatro cidades do Litoral Norte.
Seis empresas participaram da licitação pública para pleitear a realização da obra. A vencedora da disputa apresentou a proposta de construção do prédio pelo valor aproximado de R$ 149 milhões.
Conforme informou a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, o processo está em fase final de assinatura de contratos e a obra terá duração de 24 meses. Se a previsão for concluída, o Hospital Regional de Caraguatatuba deverá iniciar o atendimento à população no segundo semestre de 2018.
A área total de construção do hospital será de 25,3 mil m². A unidade hospitalar terá seis pavimentos e ainda contará com um heliponto. Serão 186 leitos operacionais, dentro os quais haverão 48 de clínica médica, outros 48 de clínica cirúrgica, 25 de ortopedia e traumatologia.
Ainda estarão à disposição da comunidade local 25 vagas de neurocirurgia e 40 leitos de UTI adulto. O pronto-socorro do Regional será referenciado e especializado em casos de média e alta complexidade.
O terreno que abrigará a unidade está localizado na região sul de Caraguatatuba, na área da Fazenda Serramar. Ele estará próximo ao anel viário da rodovia dos Tamoios, após as obras de duplicação da serra e construção dos contornos. O hospital deverá ser gerenciado por uma OSS (Organização Social de Saúde), que será definida ao final da obra, por meio de um processo de convocação pública.