Caraguatatuba Cidades

Construções irregulares na Mata Atlântica são demolidas em Caraguatatuba

Tamoios News
Imgem/Polícia Militar Ambiental

A Polícia Militar Ambiental realizou na manhã de quarta-feira (3), uma ação demolitória voltada ao combate de ocupações irregulares em área de preservação da Mata Atlântica, no bairro Pegorelli, na cidade de  Caraguatatuba – SP.

Durante a fiscalização, foram lavrados dois Autos de Infração Ambiental e dois Termos de Vistoria Ambiental, todos referentes à supressão de vegetação de floresta alta de restinga, em estágio médio de regeneração, nos termos do Art. 49 da Resolução SIMA nº 05/21.

Com fundamento no Art. 112 do Decreto Federal nº 6.514/2008, foi aplicada a medida administrativa cautelar de demolição imediata, uma vez que as estruturas eram desabitadas, não atendiam às condicionantes legais e representavam risco iminente de agravamento do dano ambiental. Ressalta-se que a área é de invasão, com crescimento desordenado e sem possibilidade de licenciamento ambiental.

A área autuada correspondeu a 762 m² (0,0762 hectares). A ação resultou ainda na aplicação de multa no valor estimado de R$ 1.066,80.

Vìdeo/Polícia Militar Ambiental

A vegetação afetada integra o Bioma Mata Atlântica, em remanescente florestal de extrema sensibilidade ecológica, essencial à regeneração natural e ao fluxo da fauna silvestre. Conforme o Art. 5º da Lei Federal nº 11.428/06, a vegetação primária ou secundária em qualquer estágio de regeneração mantém sua classificação de Mata Atlântica, mesmo quando submetida a desmatamento ou qualquer intervenção irregular.

Toda a operação foi realizada pela Polícia Militar Ambiental e com base na legislação ambiental, seguindo rigorosamente os parâmetros legais e administrativos vigentes. Denúncias podem ser feitas anonimamente através do Centro de Operações da Polícia Militar no número de emergência 190 com atendimento 24 horas.

Fonte: Polícia Militar Ambiental