Estações de Tratamento de Efluentes atendem às exigências da Licença Ambiental e serão instaladas nos cinco túneis da Rodovia dos Tamoios
As obras da Rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba, acabam de receber a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). O sistema foi instalado para atender a construção do túnel 5 e reutilizar 100% da água procedente das escavações. Trata-se de uma infraestrutura composta por unidades de tratamento que realiza a limpeza e viabiliza o reuso da água proveniente do processo de perfuração. Garante a qualidade do efluente no momento do descarte, ou seja, quando ele retorna à natureza, atendendo a uma das exigências da Licença Ambiental do empreendimento.
O projeto foi desenvolvido pela Construtora Queiroz Galvão Brasil por meio de sua expertise em escavações subterrâneas. No túnel 5, o volume de água tratada alcançou 17.690 m3 nos atuais 1.326 m escavados. A tecnologia implementada garantiu os resultados acordados na Licença Ambiental e principalmente, preservou a fauna e a flora do Parque Estadual da Serra do Mar, onde o empreendimento está localizado.
Além do túnel 5, outros canteiros de obras da Construtora Queiroz Galvão localizados na região receberão Estações de Tratamento de Efluentes, de acordo com a necessidade de cada empreendimento. No túnel 1, a ETE já está em fase de montagem e quando pronta será capaz de tratar 20 m³/h do seu efluente.
Alguém sabe ao certo quando essa obra será entregue?
Por que razão a concessionária foi multada em milhões de reais?