O Espaço Cultural Circo Navegador traz em setembro uma programação de dança com o apoio do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A programação se debruça sobre as pesquisas de danças nas suas variadas formas e apresenta um espetáculo e seis entrevistas com bailarinas e coreógrafas. Todas as ações serão transmitidas ao vivo pelo YouTube e Facebook.
Na sexta-feira dia 11/09 às 20 horas o NIC – Núcleo Improvisação em Contato apresentará o espetáculo: “A vida como ela é”, que será dançado na casa dos artistas Dresler Aguilera e Ricardo Neves e seguido de debate, com a audiência do YouTube e Facebook, sobre o processo criativo.
Na segunda-feira dia 14/09 às 19 horas a entrevista é com a dançarina contemporânea-brasileira e arte-educadora Deise Miranda, que nos trará a pesquisa de mais de 20 anos sobre as manifestações da cultura popular brasileira e a dança contemporânea.
As atividades presenciais do espaço cultural estão suspensas em razão da pandemia de COVID-19, mas as experiências de interação digital tem sido muito bacanas. Desde abril estamos transmitindo a programação ao vivo pela página do Facebook e canal YouTube do Circo Navegador e o resultado tem sido muito positivo. Essa programação vai dar um toque especial nesses tempos de distanciamento físico.
Espetáculo de dança “A vida como ela é”
Uma mulher e um homem trancados em um apartamento. Espaço claustrofóbico, isolamento social e sensorial. O apartamento é o mundo deles.
Um duo que vive experiências físicas dos ruídos próprios da comunicação e o conflito intrínseco na relação entre corpos marcados pelas diferenças – seja por aspectos físicos, emocionais ou sociais. As intensidades cotidianas são estímulos para uma possível (des)união desses corpos numa dança criada em tempo real?
Diante do caos da relação, como comunicamos nossos limites para permitir que a dança aconteça com todos os afetos e desafetos que esses espaços nos revelam?
Contato Improvisação
O NIC – Núcleo Improvisação em Contato e formado pelo dançarino e ator Ricardo Neves e a dançarina Dresler Aguilera. Ambos dedicam suas pesquisas ao Contato Improvisação, que é uma forma de dança contemporânea onde os movimentos pesquisados lidam com a inércia, o momentum, o desequilíbrio e o inesperado podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. O NIC já recebeu diversos prêmios e organiza os encontros de Contato Improvisação de São Paulo e Ilhabela.
Deise Miranda
É dançarina contemporânea-brasileira e arte-educadora graduada em Dança e Movimento pela Universidade Anhembi Morumbi e em Pedagogia pela USP. Pesquisa as manifestações da cultura popular brasileira há 20 anos, e há cerca de 15 anos pesquisa dança contemporânea com grande aprofundamento em Improvisação e Contato-Improvisação. Atuou como dançarina, percussionista e atriz em diferentes grupos artísticos de São Paulo (Bloco Afro Ilú Obá de Min, Núcleo Pé de Zamba, Outro Outra Cia e Pé no Terreiro). Atualmente desenvolve trabalho artístico com o “Grupo Alma de Maré” de Bertioga onde se dedica a pesquisar e criar espetáculos de ritmos e danças acerca do universo da cultura popular brasileira e afro-brasileira, por meio das diferentes linguagens artísticas pesquisadas pelos seus integrantes: Música, Dança, Teatro e Literatura. Em São Sebastião atuou também como artista-orientadora de Dança nas Oficinas Culturais e atualmente é professora de Artes – Fundamental I na prefeitura da cidade.
A cultura no Litoral Norte
A cultura não vai parar, estamos fervendo nos meios digitais, já que não podemos ter atividades presenciais. Devido a prevenção do contágio por COVID-19, a programação do Espaço Cultural Circo Navegador está sendo realizada com transmissões ao vivo de entrevistas, apresentações e shows com artistas. Essa iniciativa tem funcionado muito bem, garantindo renda para os artistas e atividades culturais da melhor qualidade ao público. As artes “reduzem” a distância, nos fazem refletir sobre a vida e alivia as angústias e inseguranças geradas pela pandemia.
Campanha de financiamento coletivo
O setor artístico e cultural foi o primeiro a interromper e provavelmente será um dos últimos a retornar totalmente suas atividades. Se você não vive sem arte e cultura como nós, ajude a manter o Espaço Cultural Circo Navegador fazendo contribuições entre R$ 10,00 e R$100,00 na campanha de financiamento coletivo https://apoia.se/circonavegador. Os apoiadores recebem recompensas exclusivas ONLINE ou ingressos para as atividades presenciais quando retornarmos.
SERVIÇO
11/09 às 20h – Espetáculo de dança “A vida como ela é” com Ricardo Neves e Dresler Aguilera do NIC – Núcleo Improvisação em Contato
Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook
GRÁTIS
14/09 às 19h – Danças entrevista com Deise Miranda
Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook
GRÁTIS
Se você está gostando desse conteúdo inscreva-se no canal www.YouTube.com/CircoNavegador