A festa de Réveillon acontece hoje, momento em que milhares de pessoas comemoram o término de 2016 e a chegada de mais um ano. No Litoral Norte, assim como em outras regiões do país, já é uma tradição a queima de fogos na virada do ano.
Apesar disso, os fogos de artifícios podem gerar riscos e causar acidentes, se não manuseados de forma responsável. Em decorrência disso e para evitar problemas mais graves nas comemorações, o Corpo de Bombeiros emitiu um comunicado reforçando algumas dicas que são essenciais para evitar acidentes neste período.
Segundo informou em nota, por falta de cuidado e preparo, a festa de muitas pessoas é interrompida devido a acidentes com fogos de artifício. Por conta disso, foram elencados alguns cuidados essenciais, que são:
- Não soltar rojões ou fogos perto de crianças, nem deixa-las manusear;
- Não manuseie o material pirotécnico se tiver ingerido bebidas alcoólicas;
- Leia e siga sempre as instruções do fabricante;
- Não segure os foguetes com as mãos; prenda-os em uma alguma armação;
- Use fogos apenas em locais abertos, seguros e sem pessoas ao redor: nunca na direção de vias públicas;
- Cuidado com fontes de ignição ou equipamentos elétricos nas proximidades;
- É mais seguro e mais bonito procurar os locais já estipulados e preparados para realizar a queima de fogos em sua cidade;
- E lembre-se se algum material falhar, não tente reacende-lo e descarte-o previamente em uma vasilha com água
A principal lesão causada por fogos de artifício é a queimadura. No entanto, acidentes com fogos podem gerar cegueira, amputações e até mortes. Assim, em casos de acidentes, é importante chamar imediatamente o serviço de emergência (Bombeiros 193 / SAMU 192); já em caso de queimaduras leves, resfriar com bastante água corrente no local.