Festival de Verão, Festa do Padroeiro e Carnaval terão estruturas menores; Medidas visam redução de despesas
Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião
“A ordem é economizar e fechar as torneiras”. Com essa frase, o prefeito eleito de São Sebastião, Felipe Augusto, resumiu como será o início de sua administração, em janeiro de 2017. Ele reuniu a imprensa na manha de hoje (23) para anunciar seus primeiros secretários e esclareceu dúvidas dos jornalistas.
Com o desafio de manter serviços essenciais na temporada de Verão, entre eles a coleta de lixo, varrição de ruas e praias, além de serviços na saúde, Felipe disse que os eventos de Verão, incluindo o Carnaval, serão mantidos, ao contrário de muitos municípios brasileiros. Porém, com estrutura reduzida.
O prefeito eleito chegou a apontar alguns shows de Verão com artistas de renome nacional que, inclusive, já teriam confirmado presença no Festival de Verão. Felipe Augusto disse que nada foi tratado com ele ou com sua equipe e o que houve foi uma reserva de datas, de responsabilidade das respectivas produções, talvez para ‘pressionar’ o futuro administrador a fechar contratos.
“Logo em janeiro teremos shows musicais e a Festa do Padroeiro, porém com menor estrutura. Precisamos enxugar a máquina administrativa. Já detectamos, por exemplo, que a educação precisa de pelo menos 10 creches, a saúde necessita de ambulâncias e as Unidades Básicas de Saúde de mais profissionais”, destacou o prefeito eleito.
Ele também comentou sobre outras medidas que vai determinar assim que tomar posse em 1º de janeiro de 2017. Entre elas está o envio para a Câmara da reforma administrativa, que pretende diminuir cargos de confiança, remanejar setores e cortar gastos. “Cada secretário que assumir uma pasta terá que trabalhar pensando na redução de 30% em contratos”, disse.
O futuro administrador também falou sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Segundo Felipe, estuda-se a possibilidade de conceder anistia de multas e juros para incentivar contribuintes inadimplentes com o município a colocar as contas em ordem e fazer com que o orçamento municipal seja reforçado.
Bom dia, gostaria de deixar aqui um comentário sobre o problema das calçadas da Estrada do Cascalho em Boissucanga que estão em péssimo estado, obrigando os pedestres a andarem na rua, competindo com bicicletas, motos,carros,caminhões e ônibus. Penso numa ideia, que a Prefeitura poderia dar algum tipo de incentivo para os proprietários fazerem ou reformarem suas calçadas. Muito obrigada.