Caraguatatuba Cidades Notícias

Covid-19: Caraguatatuba registrou 48 casos em gestantes e 121 em crianças menores de 3 anos

Tamoios News

Assim como em todo o mundo, mulheres do Litoral Norte passaram, estão passando ou passarão pelo período gestacional e pós-parto em meio à pandemia de Covid-19. Gestantes e puérperas devem tomar os cuidados sanitários recomendados à população em geral, adotando medidas como o uso de máscaras, a higienização adequada das mãos e o distanciamento social. Porém, não devem deixar de realizar as consultas e exames pré-natal. 

Em Caraguatatuba, segundo a Secretaria de Saúde, desde o início da pandemia até o momento, 48 mulheres contraíram o vírus da Covid-19 durante a gestação, e uma delas foi a óbito. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, uma mulher puérpera também morreu em decorrência da doença. 

Em relação à Covid-19 em bebês, a prefeitura de Caraguatatuba informou que foram registrados 44 casos confirmados em crianças menores de 1 ano, 50 em crianças de 1 a 2 anos (com um óbito) e 27 em crianças de 2 a 3 anos.

As outras cidades do Litoral Norte não informaram o número de casos em gestantes até o fechamento desta matéria. 

Manual para orientar grávidas e puérperas na pandemia

Este mês, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) lançou um guia com orientações para a proteção no período gestacional e no pós-parto, em meio à pandemia. O Manual para as Mamães, voltado para gestantes e puérperas, está disponível em formato digital para facilitar o compartilhamento. Para baixar o manual, acesse: http://old.cremerj.org.br/downloads/1415.PDF

Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A orientação está em nota técnica emitida pela agência. A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.