Gracinha estendeu a restrição na travessia da balsa até o dia 23 de abril devido a pandemia do Covid-19
O número de usuários na travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela caiu cerca de 90% após decreto municipal restringindo a entrada de veranistas e turistas na Ilha.
Segundo dados da DERSA, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (SLT), na semana de 08 a 14/03 passaram 17. 720 usuários na travessia São Sebastião/ Ilhabela. Já na semana de 22 a 28/03 o número total caiu pra 10.757.
A partir do decreto da prefeita Gracinha Ferreira, entre os dias 22 e 28 de março, apenas 1.771 usuários, entre passageiros, ciclistas e veículos entraram em Ilhabela. A medida da prefeita visava impedir a entrada turistas e veranistas que pretendia cumprir a quarentena na Ilha.
O primeiro decreto entrou em vigor no dia 20 de março. Nesta sexta-feira(3), a prefeita prorrogou a restrição na travessia até o dia 23 de abril. Inicialmente, o decreto previa a restrição no sistema de travessia até o dia 13 de abril.
O objetivo é de continuar a ampliar as medidas de enfrentamento da emergência na saúde pública, provocada pelo alarmante avanço mundial dos casos do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, não foi registrado nenhum caso confirmado da doença no arquipélago.
“Estamos trabalhando todos os dias, para que o nosso município não seja atingido pela pandemia do Covid-19. Nossa intenção é de proteger a população dessa doença, que já matou diversas pessoas pelo mundo”, declarou a prefeita, Maria das Graças Ferreira a Gracinha.
A prefeita disse ainda, que outras medidas poderão ser tomadas. “São medidas fortes, amargas, mas necessárias”, disse a prefeita, lembrando que as medidas poderão ser revistas ou ampliadas diariamente, de acordo com a situação epidemiológica da cidade. Os decretos estão disponíveis em: https://bit.ly/2R8Ajia e
https://bit.ly/39Kl6dr.
https://bit.ly/39Kl6dr.
Dersa
“Os números em queda demonstram que a população está seguindo a quarentena decretada pelo Governo. A medida é importante para evitar a disseminação da doença”, afirma o secretário João Octaviano Machado Neto (Logística e Transportes).
A DERSA tem tomado medidas para diminuir a chance de disseminação do coronavírus. “Restringimos o número de passageiros permitido por lancha para evitar aglomeração e reforçamos a higienização das lanchas, que está sendo feita a cada viagem. Também disponibilizamos material visual contendo informações sobre as medidas de prevenção”, explica João Luiz Lopes, diretor-presidente da DERSA.