Demandas e queixas pode ser feitas por e-mail
Ciente das dificuldades pelas quais muitos brasileiros que estão no exterior passam para retornar ao Brasil, em meio à declaração de pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Defensoria Pública da União (DPU) disponibilizou canais de comunicação para ajudar aqueles que se encontram nessa situação.
Demandas e queixas podem ser feitas por e-mail para a Assessoria Internacional (caji@dpu.def.br) e para o Comitê Gestor Covid-19 (comitecovid19@dpu.def.br), ambos da DPU.
Nesta semana, a Defensoria Pública da União anunciou a criação de uma outra ferramenta: o Observatório Nacional Covid-19, destinado a receber denúncias sobre “quaisquer violações de direitos pelo poder público em decorrência da doença, como nas áreas de saúde, previdência social, assistência social, moradia e outras afetadas pela pandemia”. O serviço está disponível no site da DPU.
O governo mobiliza suas representações diplomáticas em todo o mundo para poder repatriar turistas brasileiros que ficaram retidos devido ao fechamento de fronteiras. Já foram repatriadas cerca de 6.700 pessoas, mas ainda há aproximadamente 7.300 aguardando a oportunidade de voltar para casa. Em Portugal são 1.810 brasileiros tentando retornar ao Brasil; na Itália, são 790 brasileiros.
Recentemente, turistas de Caraguatatuba e São Sebastião, tiveram uma certa dificuldade para retornar do Peru. Eles tiveram que passar vários dias isolados em hotéis antes de retornarem. Por Agência Brasil.