A Secretaria Estadual de Saúde informou que poderá ampliar o número de leitos UTI no Hospital Regional de Caraguatatuba caso seja necessário.
Segundo secretaria, a unidade iniciou as atividades em 30 de março e conta com 20 leitos, sendo dez de UTI e dez de enfermaria. Até o momento, a taxa de ocupação é de 50% na UTI. Se necessário, mais leitos serão ativados.
O pedido de aumento no número de leitos UTI foi feito pelo prefeito Aguilar Junior, preocupado com o aumento no número de casos de coronavírus em sua cidade e região.
O número de casos continuam aumentando no Litoral Norte. Nesta quarta-feira(6), são 205 casos confirmados e seis mortes causadas pela doença.
São Sebastião tem 131 casos; Caraguatatuba, 39; Ubatuba, 27; e, Ilhabela, oito casos. Existem ainda 64 casos em investigação em Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela. São Sebastião não está divulgando os casos suspeitos em investigação.
Estado
Segundo a Secretaria estadual de Saúde, conforme fluxo estabelecido pelo Ministério da Saúde, a indicação é que os pacientes procurem serviços da atenção primária, como as UBSs, pois são a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os casos mais graves, que requerem internação, podem ser encaminhados para hospitais de referência. Cabe destacar que o Hospital Regional do Litoral Norte de referência, em Caraguatatuba, foi aberto antecipadamente pelo Governo do Estado para atendimento à pacientes com coronavírus na região.
A secretaria informou ainda que eventuais transferências inter hospitalares e intermunicipais de pacientes serão feitas se e quando houver necessidade, pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), sistema online que funciona 24 horas por dia e que verifica vagas disponíveis em hospitais do SUS em SP.