Orientações têm como alvo a população vulnerável e em risco social
O governo federal aprovou recomendações gerais aos gestores e trabalhadores da assistência social para garantir a continuidade de serviços e atividades essenciais, com medidas e condições que garantam a segurança e a saúde dos usuários e dos profissionais, em meio à pandemia de covid-19. A Portaria nº 54/2020 foi publicada hoje (2) no Diário Oficial da União e se estende a todo o Sistema Único de Assistência Social (Suas) dos estados, municípios e do Distrito Federal.
O texto destaca a importância de o Estado brasileiro garantir a oferta regular de serviços e programas socioassistenciais voltados à população mais vulnerável e em risco social e promover a integração necessária entre o Suas e o Sistema Único de Saúde (SUS).
Na semana passada, o Ministério da Cidadania já havia definido medidas, no âmbito da rede de assistência social pública e privada, para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo coronavírus.
O documento publicado hoje traz a nota técnica da Secretaria Nacional de Assistência Social, com as recomendações específicas sobre as estruturas assistenciais, e instruções sobre o uso de equipamentos de proteção. Nele, o governo federal orienta sobre a necessidade de reorganizar as ofertas de serviços, considerando o que pode ser temporariamente suspenso ou adiado, e articular com a área da saúde para uma avaliação cotidiana da evolução da pandemia e das medidas que devem ser adotadas.
Litoral Norte
Ubatuba
A comunidade da região Sul doou um total de 620 quilogramas de alimentos para a campanha de arrecadação solidária de alimentos e produtos de higiene, realizada pela secretaria de Assistência Social em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.
A campanha teve a contribuição de diferentes moradores e comerciantes da região, bem como da Câmara Municipal, por meio do vereador Osmar de Souza, que abraçou a campanha ajudando na interlocução com a população.
Todos os itens arrecadados foram entregues ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da região Sul, para que sejam destinados às famílias cadastradas junto à secretaria de Assistência Social seja como cestas básicas ou kits de produtos.
Para saber mais sobre o atendimento às famílias, entre em contato com o CRAS de sua região. Mas atenção: é preciso ter um pouco de paciência já que são muitas demandas que chegam ao mesmo tempo e a equipe é pequena. Os telefones são:
– CRAS Centro: 3834-3500 ou 3834-3504 (das 9h às 15h) ou 99211-8259 (somente whats app)
Bairros atendidos: Almada; Barra Seca; Cambuca; Camburi; Casanga; Enseada; Estaleiro; Estufa I e II, Centro; Flamengo; Fazenda da Caixa; Félix; Indaiá; Itaguá; Itamambuca; Jd. Anchieta; Jd. Carolina; Jd. Samambaia; Jd. Sumaré; Jd. Umuarama; Lázaro; Mato Dentro; Monte Valério; P. Grossa; Pedreira; Perequê-Açu; Perequê-Mirim; Picinguaba; Pq. Guarani; Pq. Vivamar; Praia Grande; Praia Vermelha do Norte; Prumirim; Puruba; Ressaca; Saco da Ribeira; Sesmaria; Silop; Sumidouro; Taquaral; Tenório; Toninhas; Ubatumirim; Usina Velha.
– CRAS Oeste: 99601-1889 (atendimento telefônico da 9h às 15h e whats app após às 15h)
Bairros atendidos: Bela Vista; Cachoeira dos Macacos; Colônia de Férias; Figueira; Horto; Ipiranguinha; Jd. Ipiranga; Marafunda; Morro das Moças; Pé da Serra; Pq. Ministérios; Vale do Sol.
– CRAS Sul: 3849-5000 (das 9h às 15h, atendimento telefônico)
Bairros atendidos: Araribá; Bonete; Caçandoca; Corcovado; Folha Seca; Fortaleza; Lagoinha; Maranduba; Praia Dura; Rio da Prata; Rio Escuro; Sertão da Quina; Sertão do Ingá; Tabatinga.
Caraguatatuba
A sede do Fundo Social está como ponto de arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal, que serão encaminhados aos mais afetados, neste período de quarentena.
Quem quiser contribuir, pode doar alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, sal, açúcar, macarrão, óleo, leite em pó, molho de tomate, biscoitos, enlatados diversos, além de produtos de higiene, como sabonete, papel higiênico, escova e pasta de dente.
As doações devem ser entregues na sede do Fundo Social, na Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro. A equipe esclarece que durante o recebimento dos produtos, as medidas de prevenção são mantidas, evitando aglomerações e higienização correta.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, pede às pessoas que queiram ajudar, mas que estão em quarentena, que alinhem com o supermercado de preferência, pois alguns estabelecimentos estão armazenando, para que o Fundo Social retire, semanalmente.
“Nosso objetivo é montar kits e distribuir às famílias, conforme critérios sociais e emergenciais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania”, destacou Samara.
Informações sobre o recebimento dos kits emergenciais devem ser orientadas diretamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro de residência.
Serviço
Cras Centro: (12) 3886-2000
Cras Sul: (12) 3885-2350
Cras Norte: (12) 3883-6305
Cras Massaguaçu: (12) 3882-2668
Cras Jetuba: (12) 3889-3565