Entre as cidades situadas as margens ou interligadas à rodovia dos Tamoios apenas Natividade da Serra ainda não registra casos de coronavírus.
São José dos Campos tem 300 casos; Caraguatatuba, registra 39; Paraibuna, tem dois; e, Jambeiro, um caso.
Natividade da Serra tem cerca de 7 mil habitantes e é vizinha de Paraibuna, Redenção da Serra e situada a 26 kms de Caraguatatuba.
Essa cidadezinha tranquila é administrada pela prefeita Dona Lurdinha ( Maria de Lourdes de Oliveira Carvalho), uma dona de casa de 70 anos de idade, que pertence ao Partido Popular Socialista. Dona Lurdinha é nascida e criada na cidade.
Antes mesmo do surgimento dos primeiros casos de covid-19 nas cidades vizinhas, a prefeita Dona Lurdinha, adotou medidas de prevenção.

Prefeita interditou praça e parquinho da cidade
Interditou o parquinho e a praça da cidade para evitar “aglomerações” e instalou barreiras sanitárias para impedir o acesso até a balsa que faz travessia para os bairros Alto, Pachi, Palmeiras, Barra, Ribeirão, Cachoeirinha e Limoeiro, entre outros. Proibiu também o acesso a represa, onde muita gente da região vai pescar ou visitar.
Os moradores adotaram o uso de máscaras, que a partir desta quinta(7) tornou-se obrigatório em todo o estado. Os moradores desta tranquila cidade acreditam que ficarão livre da covid-19 se mantiverem o distanciamento social.

Jambeiro, um caso confirmado de coronavírus
Jambeiro, apesar de menor, com seis mil habitantes e, também, cidade bastante tranquila, não teve a mesma sorte.
A cidade registra um caso confirmado de coronavírus. Até agora, foram três notificações, duas delas descartadas.
O prefeito Casquinha(Carlos Alberto de Souza), do PDT, adotou medidas de prevenção para impedir a disseminação do vírus, mas aproveitou a pandemia para tentar aumentar seu salário e o da vice-prefeita.
No dia 23 de abril, o prefeito Casquinha encaminhou à Câmara dois projetos de lei para serem votados em sessão extraordinária. Um deles, para reajustar os salários do servidores e outro, que elevaria seu subsídio para R$ 12 mil reais, bem como, o da vice-prefeita.