Um total de 192 pessoas se recuperaram do coronavírus no Litoral Norte. Desde o início da pandemia, há 60 dias, foram 1.414 notificações sobre a doença nas cidades da região.
Atualmente, existem 450 casos confirmados de coronavírus e outros 51 em investigação em Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela, sem constar São Sebastião, que não está divulgando o número de casos suspeitos. A região contabiliza ainda sete mortes por covid-19.
Com relação aos casos de recuperação, foram 192 em São Sebastião; 44, em Caraguatatuba; 34, em Ubatuba; e, sete, em Ilhabela.
Um dos últimos pacientes a deixar o hospital, foi dona Nilza Nascimento, de 64 anos, moradora de Ubatuba que esteve internada no Hospital regional de Caraguatatuba. Ela deixou o hospital na última terça-feira(12). Veja o vídeo da saída dela do HR:
Internações
Neste momento, existem 32 pessoas internadas em UTI ou leitos de observação e 124 pessoas cumprindo isolamento domiciliar em Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela. São Sebastião não divulgou o número de pacientes em isolamento domiciliar.
Entre as mortes por coronavírus, quatro foram registradas em Caraguatatuba; duas, em São Sebastião; e, uma em Ubatuba. Em Caraguatatuba, a prefeitura ainda investiga duas mortes suspeitas por covid-19.
São 6.672 notificações de síndromes gripais, 3.347 em São Sebastião; 1.887, em Caraguatatuba; 954, em Ubatuba; e, 484, em Ilhabela.
São Sebastião é o município que mais aplicou testes rápidos para identificar casos de coronavírus. Foram aplicados até o momento 6.394 testes.
São Sebastião
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), informa que o município registrou 286 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19), nesta sexta-feira (15). Ao todo, 6.394 pessoas já foram testadas no município.
No momento, a cidade registra 2 óbitos relacionados à doença. Há 7 pessoas internadas com sintomas de síndrome respiratória, sendo que 4 estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 3 estão em leitos de baixa complexidade. O município conta ainda com 107 pessoas recuperadas da doença.
Os pacientes são atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no Centro, e no Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga, unidades de saúde voltadas exclusivamente para o tratamento de síndrome respiratória.
A SESAU está prestando toda assistência necessária aos pacientes e seguindo o Plano Municipal de Contingência para Infecção Humana pela COVID-19, alinhado com os direcionamentos do Ministério da Saúde e com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Caraguatatuba
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que dos 91 casos confirmados de pacientes com o novo coronavírus, 44 já estão recuperados.
De acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica desta sexta-feira (15), 68 pessoas com a Covid-19 estão em isolamento domiciliar, 11 estão internadas, oito tiveram alta hospitalar e quatro pessoas faleceram.
Há 35 pessoas em investigação, sendo que 21 estão em isolamento domiciliar; três estavam internadas e aguardam o resultado do exame; nove estão internadas também aguardando confirmação; e há dois óbitos suspeitos.
Dos sete leitos na UTI Covid-19 na Casa de Saúde Stella Maris, cinco estão ocupados. Na Enfermaria Covid-19 adulto, das 20 vagas, 11 estão ocupadas. No Hospital Regional há quatro pessoas internadas na UTI, que possui 10 leitos e três na Enfermaria, também com 10 leitos.
Há um registro de 1.887 pessoal com síndrome gripal, que podem estar com a Covid-19 e apresentam sintomas leves, sem contar com os casos assintomáticos que são transmissores do vírus. Por isso é imprescindível que o máximo de pessoas fique em casa para achatarmos a curva de pico da pandemia e não tenhamos um colapso no sistema de saúde do município.
O registro de casos por bairro, de acordo com levantamento realizado pela Prefeitura, é o seguinte: Aruan, um caso; Britânica, um; Barranco Alto, dois casos; Jardim Califórnia, um; Capricórnio, um; Centro, cinco; Estrela D’Alva, quatro; Gaivotas, quatro; Jetuba, dois; Indaiá, 15 casos; Ipiranga, um; Jaraguá, um; Jaraguazinho, um; Jardim Maristela, um; Martim de Sá, quatro; Massaguaçu, nove; Morro do Algodão, três; Pegorelli, um; Perequê-Mirim, quatro; Poiares, sete; Pontal Santa Marina, três; Porto Novo, um; Ponte Seca, um; Praia das Palmeiras, um; Rio do Ouro, dois; Sumaré, dois; Tarumã, um; Tinga, dois casos. Caraguatatuba também atendeu três pacientes de Ubatuba; dois de São Paulo; e dois de São Sebastião.