Cidades Ilhabela

Covid-19: Número de casos cresce 100% em Ilhabela

Tamoios News

O número de casos de Covid-19 cresceu 100% entre quinta(7) e sexta(8), passando de nove para 18 casos, segundo informou a prefeitura, em live feita pela prefeita Gracinha Ferreira neste sábado(9).

Segundo os técnicos da saúde, nove pessoas , entre elas, crianças, testaram positivo para o coronavírus em ação realizada nesta sexta(8), a noite, na unidade de saúde da Barra Velha.

O número de casos devem crescer neste sábado(9), já que a prefeitura fará aplicação de testes em outras unidades. Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Barboni, as nove pessoas que testaram positivo ontem passam bem e estão em isolamento domiciliar.

Barboni informou ainda que um homem de 54 anos está internado e entubado no hospital Mário Covas, mas o caso é tratado como suspeito para coronavírus.

O secretário pediu que aos moradores para evitarem as aglomerações nas praias, campo de futebol e nos supermercados. Segundo ele, um dos supermercados da cidade será fechado após dois funcionários testarem positivo para coronavírus.  Todos os demais funcionários do estabelecimento realizarão o teste, antes da reabertura do supermercado.

Barboni disse ainda que a restrição na travessia da balsa continuará até o dia 31 de maio. A restrição, segundo ele,m tem sido fundamental para impedir a propagação da doença no arquipélago.

Sobre a travessia clandestina, ele disse que a obrigação de fiscalizar isso é com a Marinha do Brasil. “Os municípios não tem poder de polícia para fiscalizar isso. Pedimos ajuda à Capitania dos Portos, que pro´pibe o transporte de passageiros por barcos de recreio.

Barboni disse que a prefeitura utilizará drone para fiscalizar as embarcações, que possuem capacidade de atuar até 8 quilômetros e através da identificação da embarcação encaminhará os dados à Marinha.

A prefeita Gracinha insistiu para os moradores permanecerem em suas casas, utilizarem máscaras e em evitarem aglomerações. “Neste domingo(10), Dia das Mães, dê um presente para sua mãe: Fique em Casa”, recomendou a prefeita.