Cidades São Sebastião

Número de casos de coronavírus cresce 450% em quinze dias em São Sebastião

Tamoios News

O número de casos confirmados de coronavírus cresceu cerca de 170% em uma semana no Litoral Norte. Na sexta-feira passada(24) eram 58 casos, hoje(sexta, dia 1º de maio), são 154 casos confirmados da doença.

Em São Sebastião, o aumento no número de casos foi de cerca de 450% em quinze dias, quando passou de 17 para 96 casos. Em uma semana, o aumento foi de  120%, passando de 44(dia 24) para 96( dia 1º de maio).

Caraguatatuba teve um crescimento de 20% no número de casos passando de 28 (sexta, 24) para 33(1º de maio). A cidade, no entanto, registra o maior número de mortes pela doença, com quatro óbitos confirmados.

Em Ubatuba, o número de casos cresceu cerca de 98%, passando de 10 para 19 casos em uma semana. Seis pessoas da área de saúde estão infectadas.

Ilhabela teve crescimento de 100% no número de casos em uma semana, passando de três para seis casos positivos da doença.

São Sebastião

Segundo boletim Covid-19 divulgado ontem a noite pela prefeitura, a cidade tem 96 casos confirmados, cinco pessoas internadas e duas mortes confirmadas pela doença.

“O crescimento dos casos nos preocupa e muito”, comentou o prefeito Felipe Augusto. Segundo ele, de quarta(29) para quinta(30), foram novos 22 casos.

A prefeitura já aplicou 3.523 testes. Na quinta(30) foram testados bancários, funcionários de supermercados e policiais militares.

Desde ontem, a prefeitura começou a fazer a barreira sanitária nos acessos até a cidade, principalmente, nas divisas com Caraguatatuba e Bertioga. Segundo a prefeitura, mais de 400 carros foram parados nas barreiras sanitárias.

O prefeito pediu aos moradores da costa sul para impeçam a entrada de turistas nos bairros e nas praias durante o feriado prolongado. Ele disse ainda que todos os bairros tem casos confirmados da doença e que uma das mortes foi de morador da Vila Sahy.

O uso de máscaras está sendo obrigatório no comércio e bancos, para funcionários e clientes. A partir de segunda-feira, dia 4, será também obrigatório o uso de máscaras no transporte coletivo.

Outra medida adotada foi a instalação de cabines de desinfecção no centro e em Boiçucanga. A prefeitura reforça o pedido para que a população permaneça em casa no feriado prolongado.

Drone detecta temperatura das pessoas e aglomerações

A novidade está sendo o uso de um drone que apura a temperatura das pessoas e, também, aglomerações. Um grupo de agentes da Vigilância em Saúde, acompanha o operador do drone, quando o equipamento detecta uma pessoa com temperatura acima de 37,8, ela é avaliada pelo pessoal da saúde. O drone será usado nesta sexta e sábado para identificar aglomerações nas praias.

O prefeito confirmou que desapropriou uma área de 21 mil metros quadrados no bairro do Jaraguá, na região norte, para construir nos próximos dias um novo cemitério municipal para sepultar vítimas do covid-19.

Ubatuba 

A Vigilância em Saúde de Ubatuba recebeu na manhã desta quinta-feira, 30 de abril, a informação de que duas pessoas deram entrada na Santa Casa no final da quarta-feira, 29, e vieram a óbito com suspeita de Covid-19.

A primeira vítima é uma mulher, de 65 anos, moradora do Centro, que deu entrada entre 16h30 e 17h, com quadro de insuficiência respiratória, e faleceu cerca de 50 minutos depois. A mulher era obesa e tinha pressão alta e diabetes.

Já o segundo paciente é um homem de 76 anos,  que deu entrada com insuficiência respiratória e faleceu na manhã desta quinta-feira.

Com isso, o município tem três óbitos suspeitos, sendo que o terceiro caso é de um bebê de seis meses, do sexo masculino, morador do Perequê-Açu, que foi a óbito no dia 24 de abril, apresentando tosse e febre. O bebê tinha síndrome de Down e histórico de cardiopatia.

Até ontem, quinta-feira(30), Ubatuba tinha 19 casos confirmados da doença, dos quais seis casos são de profissionais da saúde e 13 de população em geral. Do total de confirmados, quatro chegaram a ser internados.

O Centro é o bairro com o maior número de casos confirmados, seis no total, seguido de Itaguá, com três confirmados, porém o vírus da Covid-19 já está presente em todo o território de norte a sul do município e também na região Oeste.

Ubatuba tem ainda três pacientes com suspeita de Covid-19 internados em hospitais de outros municípios: 01 em UTI e 02 em enfermaria.

A Prefeitura de Ubatuba lembra que a solicitação de exames para Covid-19 e a notificação dos casos suspeitos será apenas para os casos graves e internados, bem como profissionais da saúde com sintomas respiratórios. Nestes casos, os exames são realizados pelo laboratório de saúde pública de referência no Estado de São Paulo, o Instituto Adolpho Lutz, e o exame realizado é o RT-PCR.

Caraguatatuba

Em Caraguatatuba,  a partir de segunda-feira, dia 4, será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial, no âmbito do Município de Caraguatatuba, como medida de prevenção e enfrentamento à COVID-19 (Novo Coronavírus).

Um decreto municipal torna obrigatório o uso de máscaras de proteção mesmo, que de fabricação artesanal, para os funcionários dos estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços essenciais ou comércios autorizados que estão em funcionamento, em especial aqueles que prestam serviço de atendimento ao público. A obrigatoriedade vale também para os clientes que adentrarem nos estabelecimentos.

Uso de máscaras será obrigatório no comércio e transporte coletivo

Cabe aos responsáveis pelas empresas, incluindo transporte público, motoristas de táxi e aplicativos, fiscalizar e proibir a entrada em suas respectivas dependências de pessoas que não estejam utilizando máscara de proteção. O não cumprimento está sujeito à fiscalização e aplicação de penalidades.

O decreto recomenda também o uso de máscaras de proteção facial, mesmo que de fabricação artesanal, por toda e qualquer pessoa durante a circulação em vias e logradouros públicos.

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, essa é mais uma das nossas ações que implementadas no sentido de prevenir o aumento do número de casos da Covid-19. “A máscara vem se tornando um item fundamental e o decreto vem para somar com os esforços que temos feito”, disse.

Aguilar Junior destacou também que o uso de máscaras não flexibiliza a situação de quarentena. “O decreto de isolamento social segue até o dia 11 de maio. A colaboração da população e a responsabilidade social das empresas e comércios são de extrema importância”, finalizou.

O decreto municipal determina, também, o uso obrigatório aos servidores públicos municipais, estando os servidores das portarias e da segurança em geral das repartições públicas autorizados a impedir o ingresso de servidores e munícipes nas dependências, sem o uso de máscara.

O servidor público que concorrer para o descumprimento do disposto no caput deste artigo, ficará sujeito à responsabilidade administrativa disciplinar.