A Prefeitura de Caraguatatuba protocolou ontem, terça-feira (28) um ofício junto ao Comando do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior solicitando o apoio de Policiamento Ostensivo para as ações de dissolução das aglomerações e outros descumprimentos ao Decreto Estadual nº 64.881, de 22 de março de 2020, que estabelece a quarentena em todo estado do São Paulo devido a pandemia da COVID-19 (Novo Coronavírus).
A cidade tem 30 casos confirmados de coronavírus e outros 35 em investigação. Caraguatatuba é ainda a cidade como maior número de mortes pela doença: quatro confirmadas e uma, ainda em investigação.
Desde o início do decreto, as equipes de fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba, bem como a Vigilância Sanitária vem realizando uma série de ações nos comércios essenciais, visando orientar e corrigir possíveis atitudes que possam aumentar a propagação do vírus.
Com aumento no número de denúncias de comércios são essenciais e ações de aglomeração, a fiscalização também realizou a notificação e solicitação de fechamento dos estabelecimentos.
No entanto, conforme orientado pelo Governo do Estado, cabe a Polícia Militar a ação junto aos comércios que seguem desobedecendo ao Decreto Estadual. “Seria muito importante uma ação presencial do Policiamento Ostensivo nesses locais, orientando para o fechamento dos aludidos estabelecimentos, em somatória aos esforços municipais”, cita o vice-prefeito, Campos Junior no documento encaminhado ao 20º BPMI.
Quadras de futebol
No documento emitido pela Prefeitura, também foi incluída a solicitação de apoio específico de rondas e intervenção policial nas quadras de futebol existentes na cidade. Nos últimos dias, muitos munícipes registraram denúncias nos canais do 156 com relação a aglomerações e uso não autorizado do espaço. Todas elas foram encaminhadas para ciência do Batalhão.
A prefeitura já havia feito o fechamento das quadras com cadeado, no entanto, eles foram quebrados, por isso, a prefeitura iniciou hoje (28) a remoção das traves existentes nessas quadras, o corte da energia e a instalação de faixas informativas.
Vale destacar que a retomada das atividades prevista pelo Governo do Estado para o dia 11 de maio, se dará conforme os índices municipais e o isolamento social é uma das taxas avaliadas, deste modo, é necessária a consciência e colaboração de toda população na luta contra o novo coronavírus.