Caraguatatuba Cidades

Covid: Idosos com sintomas leves de gripe ou resfriado devem procurar imediatamente a UPA-Central

Tamoios News

Caraguatatuba tem uma população de aproximadamente 20 mil idosos, segmento este mais vulnerável ao novo coronavírus. Das 47 mortes registradas no município (45 de Caraguatatuba e 2 de outros municípios) até esta quarta-feira (22), 78,78% são de idosos acima de 60 anos. Destes, 54,34% são de homens e 24,44% de mulheres.

Por isso, fica cada vez mais difícil para o sistema imunológico eliminar as células infectadas e também acionar os mecanismos de resposta imune, aumentando as chances de agravamento dos sintomas que podem levar o idoso à morte.O motivo dessa maior vulnerabilidade se deve às alterações sofridas pelo sistema imunológico. Após os 60 anos, a resposta do organismo às infecções se torna mais lenta devido à queda na produção de proteína (interferon) produzida pelos leucócitos para estimular a atividade de defesa celular.

Outro fator importante a ser considerado, é o fato dos idosos terem alguma comorbidade (doença renal, hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, etc.), o que aumenta ainda mais os riscos de complicações ao contrair a Covid-19.

Justamente por causa desses fatores, a Secretaria de Saúde pede que os idosos sejam levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro ao mínimo sintoma de gripe ou resfriado: tosse, febre, dor no corpo, dor de cabeça, falta de ar, cansaço ou confusão mental.

Lá, os idosos vão fazer a tomografia dos pulmões e o teste rápido. Quanto mais cedo o atendimento, maior a chance de cura.

“Com a tomografia, conseguimos antecipar o diagnóstico do paciente suspeito de Covid-19. Dá para constatar a lesão pulmonar em estágio inicial e começar o tratamento imediatamente, no caso do novo coronavírus ou de outras enfermidades”, destacou o coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba, Gustavo Boher.

Prevenção – Os idosos devem redobrar as medidas de precaução: higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou com álcool em gel a 70%, evitar sair de casa e se for sair, use máscara. Utilize a Rede de Apoio (amigos, vizinhos, filhos) para evitar saídas para ir ao banco, farmácia e supermercados.

Evitar aglomerações, contato com pessoas com sintomas de gripe, tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos sem lavá-las, apertos de mão, abraços e beijos ao cumprimentar as pessoas.

Manter a casa limpa e arejada e desinfetar bem os alimentos antes de consumi-los.