O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realizou entre os dias 13 e 17 de dezembro, a Operação Verão no litoral Norte, que atuou nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.
Segundo dados preliminares da operação, foram feitas 973 ações de fiscalização em 335 diligências na região, a fim de averiguar o exercício profissional em estruturas temporárias e removíveis, hotéis e pousadas, obras de médio e grande porte e demandas das Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAF). Participaram da Operação Verão, nove agentes fiscais do Crea-SP.
O presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese, destacou a importância da ação, que tem como principal objetivo garantir mais segurança à sociedade, bem como o exercício legal da profissão nas frentes abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. “Vale destacar que a ação fiscalizatória tem caráter permanente, sendo realizada dia após dia pelos profissionais designados pelo Conselho. Isso assegura ainda mais a qualidade e a rapidez de entrega por parte do Crea-SP”, frisou.
Meta de 400 mil para 2022
Em 2021, foram realizadas 291.534 mil ações de fiscalização. Esse número superou em 45% a meta de 200 mil, estabelecida no início do mesmo ano. Tal resultado destacou o período como sendo o que mais realizou operações de fiscalização na história do Conselho. Para 2022, o objetivo é seguir avançando e, para isso, o Crea-SP trabalha com uma nova meta de 400 mil ações.
De 2015 até dezembro de 2021, as ações de fiscalização do Crea-SP aumentaram cerca de 900%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio à fiscalização, com pesquisas e apurações remotas antes dos agentes fiscais irem a campo. E, também, à adoção do modelo das forças-tarefas em todo o Estado.
O resultado completo pode ser visualizado no ‘fiscalizômetro’ por meio do portal do Conselho, neste link.
Atuação do Conselho
O papel do Crea-SP é fiscalizar e garantir a presença de profissional habilitado nas atividades da área tecnológica. Com isso, o Conselho assegura a proteção da sociedade e demonstra a importância da contratação de pessoas técnicas com o devido registro.
O presidente enfatizou o sucesso da operação e reforçou a relevância da fiscalização nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. “Tivemos uma grande ação não só na região, mas em todo estado de São Paulo. Com isso, seguimos com o compromisso de levar segurança à população e garantir que sempre exista profissionais habilitados a frente das atividades técnicas”, disse.
Sobre o Crea-SP - Instalada há 87 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas registradas.