Ilhabela Turismo

Cresce a presença de baleias na costa de Ilhabela

Tamoios News

Aumenta a presença de baleias na costa do Litoral Norte

Por Salim Burihan

Segundo ambientalistas, o número de baleias avistadas entre junho e julho já é superior ao registrado no ano passado

O número de baleias avistadas na costa do Litoral Norte entre junho e julho já é superior a quantidade avistada no mesmo período do ano passado.

Segundo Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, mais de 45 baleias já foram registradas de passagem pela região, próximo à costa de Ilhabela, entre junho e julho. Vídeos feitos por internautas mostram a alegria e a felicidade de se poder ver perto uma baleia. As baleias são atrações na ilha. Confira:

O ambientalista afirma que este ano o número de jubartes está bem acima do registrado o ano passado , até mesmo, de 2016, que foi um ano de muitas aparições de baleias na região.

Segundo ele, as jubartes migram desde as águas frias da Antártica ao redor das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich , onde ficam no verão e, agora no inverno, de junho a setembro, sobem a costa em busca das águas quentes de Abrolhos e mesmo mais ao norte para a procriação e acasalamento.

Ele explica que nos anos anteriores as baleias faziam rotas mais abertas, oceânicas, mais distantes da costa, mas nos últimos dois anos, os mamíferos  tem feito rotas costeiras, chegando próximas aos costões e praias de São Sebastião e Ilhabela, possivelmente em busca de águas mais abrigadas para descansar no meio da viagem.

Segundo ele, as baleias, além do descanso, vem também, em buscar de alimentos, entre eles, s camarões bem pequenos.

“A causa deste aumento de jubartes aqui em nossa costa ainda não esta esclarecido, pode ser aumento da população de baleias, falta de oferta suficiente de krill que é o alimento delas na região antártica”, comentou.

Aproximação

Tem sido muito grande o número de embarcações que navegam pela costa de Ilhabela na “caça” de baleias.

As pessoas tentam se aproximar para apreciá-las e fazer selfies, mas isso tem causado muita preocupação por parte dos ambientalistas, devido ao riscos de acidentes com os animais e com as embarcações.

“ As baleias, ao passarem por aqui, são curiosas e inexperientes nas relações com o ser humano. Elas se aproximam muito de embarcações, fazem sua investigação por comida, indo pra cima de redes de espera, e aí podemos ter acidentes”, detalha Júlio.

Segundo ele, “temos que receber bem estas ilustres visitantes e não perturba-las com motores ligados muito perto. O ideal, segundo as normas de avistagem, é que as embarcações se posicionem a 100 metros de distância das baleias”.

Júlio explica que ao avistá-las, os barcos devem reduzir a velocidade para menos de 12 nós; nunca navegar em rota de colisão com a baleia; e, nem perseguir ou bloquear o caminhbodelas.

“Elas são pacíficas, mas se defendem bem e ficam muito estressadas com ruídos perturbadores (motores de barco, jet ski …) e demonstram esse estresses,  com batidas de cauda, roncos, rugidos fortes e batidas de nadadeira peitoral. Vendo estes sinais a recomendação é se afastar cuidadosamente”, recomendou o ambientalista.

Segundo ele, as Jubartes não atacam, mas podem reagir em autodefesa. Algumas possuem  15 metros comprimento e pesam cerca de 30 toneladas. É melhor respeitá-las”,  alertou o ambientalista.

Os ambientalistas Júlio Cardoso e Arlaine Francisco, do Projeto Baleia à Vista, percorrem quase que diariamente a costa de Ilhabela, para fotografar e catalogar as baleias avistadas. Os ambientalistas vão dar duas palestras sobre baleias na ilha. Eles também iniciaram na última sexta (20), uma exposição com fotos das baleias avistadas na região. A exposição acontece no Yatch Club Ilhabela. A entrada é franca.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.