Gestão da atriz à frente do órgão que cuida da Cultura em Ubatuba durou pouco
Da redação
A atriz e diretora teatral Cristina Prochaska não é mais a presidente da FundArt (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba).
Cristina se manifestou nesta segunda-feira através de seu perfil no Facebook e disse já ter enviado ao prefeito Maurício Moromizato (PT) sua carta de demissão.
“Hoje entreguei ao Prefeito Mauricio minha carta de demissão da Presidência da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.”, começa a nota divulgada por Prochaska. “Muitos são os motivos, mas no fundo tudo se resume a falta de apoio a cultura. Não estive lá para cumprir calendário de eventos, minha missão e sonho eram bem mais ambiciosos.”, continuou.
Em entrevista ao portal Tamoios News, em março, Cristina falou sobre a situação da cultura na cidade e se mostrou empolgada com a perspectiva de contribuir para o crescimento cultural de sua terra natal.
À época, Prochaska comemorava algumas iniciativas de sua gestão que obtiveram sucesso de público, como o FACTU (Festival de Arte, Cultura e Turismo), que lotou o Sobradão do Porto, no centro, durante os 21 dias de festival.
Na nota em que anuncia seu desligamento das funções na FundArt, Prochaska ainda diz que “em 6 meses avançamos muito […] mas agora vou prestar meus serviços de fora do governo e de forma independente”.
A atriz encerra a nota citando a canção “Comida”, dos Titãs: “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”.
Este não foi o primeiro rompimento na atual gestão. Em abril, o vice-prefeito Sérgio Caribé também usou as redes sociais para decretar seu afastamento da administração de Mauricio Moromizato. Caribé publicou uma extensa nota, na qual criticava o abandono em pastas como o Turismo e afirmava que “promessas de campanha não foram cumpridas e o que seria um governo de coalizão […] logo mostrou-se um governo protecionista, partidário e exclusivo”.
A prefeitura de Ubatuba ainda não se pronunciou oficialmente sobre a saída de Cristina Prochaska.