Este ano no Prêmo Jabuti 2023, o mais renomado prêmio de Literatura brasileira, o Litoral Norte de São Paulo esteve representado até os 10 ultimos finalistas com o Projeto “Quem tem medo de Lendas?” da escritora e pesquisadora Maria Angélica de Moura Miranda, natural de São Sebastião.
Esse trabalho que foi contemplado com um Programa de Ação Cultural (ProAC LAB) em 2022, foi realizado nas cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela tendo como base uma série de quatro livros, com seis lendas em cada e uma peça de teatro que foi escrita e encenada pelo grupo de teatro Cia Castelo das Artes.
O Cia Castelo das Artes que tem como representantes Henrique Cardim, Jéssyca Bazini e Mário Farias, e transformaram as quatros lendas numa peça de 50 minutos que foi apresentada em escolas e outros projetos, levando o linguajar caiçara das comunidades isoladas do Litoral Norte numa experiência rica e inovadora, que agora deve seguir para outras cidades do estado.
Pela primeira vez a Cultura Caiçara do Litoral Norte de São Paulo conseguiu chegar até a final, mostrando que todo o trabalho de visibilidade das roupas, do cenário, das tradições caiçaras, levantado pela pesquisadora e escritora Maria Angélica, tem muita importância.
Para conhecer melhor esse trabalho, procurem os livros que se encontram nas Bibliotecas Municipais do Litoral Norte e fiquem de olho na divulgação da apresentação da peça “Quem tem medo de Lendas?”.
Salve a Cultura Caiçara do Litoral Norte de São Paulo!
Fonte: Assessoria de Imprensa