O IPEMAR (Instituto de Pesquisas Marinhas, Arquitetura e Recursos Renováveis) irá oferecer nesse mês de outubro um curso livre na área de maricultura.
O “Curso de Maricultura com foco em Piscicultura e Malacocultura” será ministrado no período de 15 a 19 de outubro de 2018, na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. A iniciativa conta com o apoio da Revista Aquaculture Brasil, da Associação de Maricultores da Baia da Ilha Grande (AMBIG) e da Maricultura Costa Verde (empreendimento local).
Durante as aulas, será dado ênfases aos cultivo da espécie Nodipecten nodosus (vieira) e a criação do peixeRachycentron canadum (bijupirá), com abordagens teóricas e sobretudo práticas. Além da visita a laboratórios de formas jovens, o aluno terá a oportunidade de vivenciar e realizar manejos nas etapas de engorda dos animais. Somados aos aspectos ligados a produção propriamente dita, a ementa prevê um panorama a cerca do funcionamento geral de uma fazenda marina, aludindo a temas como licenciamento ambiental, comercialização e potenciais de mercado.
O curso é direcionado a estudantes universitários de aquacultura, oceanografia, biologia, maricultores e interessados em geral no tema e prática da maricultura. Hospedagem , alimentação, traslados marítimos, ferramentas e insumos para as aulas práticas serão organizados pela produção do IPEMAR.
As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas. Estudantes, assinantes Aquaculture Brasil e participantes da XIII Seminário Estadual de Maricultura do RJ tem direito a descontos especiais. Para saber mais, envie e-mail para cursos@ipemar.org.br.
Curso de Maricultura com foco em Piscicultura e Malacocultura
Período: 15 a 19 de outubro de 2018
Local: Enseada do Bananal, Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.
Objetivos: abordar aspectos teóricos e práticos do cultivo da espécie Nodipecten nodosus (vieira) e criação do Rachycentron canadum (bijupirá), abarcando temas como a produção de formas jovens, engorda, mercado para comercialização e noções administrativas-legais (viabilidade financeira, licenciamento ambiental etc.)
Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas – visitas a laboratórios de produção de formas jovens, visitas a fazendas de produção e realização de manejos.
Público-alvo: Estudantes universitários de cursos de aquacultura, oceanografia, biologia e interessados em geral no tema e prática da maricultura.
Informações: cursos@ipemar.org.br