Cidades Cultura Ilhabela

Dança e Movimento apresenta espetáculo em homenagem à obra de Portinari neste final de semana

Tamoios News
Cia Druw, em "Por ti, Portinari" / Foto: Silvia Machado

“Por ti, Portinari” (10/12, às 20h) e “Cirquim do Serafim” (11/12, às 16h) são as próximas atrações do “23º Dança e Movimento”, maior evento de dança do Litoral Norte, que acontece no Espaço Cultural Pés no Chão, em Ilhabela, com espetáculos gratuitos, até 17/12.

A palavra que expressa bem o espírito do final de semana que está chegando no “23º Dança e Movimento” é ludicidade.

Começando pelo sábado, com a Cia Druw, presente em diversas outras edições do festival, que se apresenta com peça que transforma em movimento e cor todo o trabalho plástico do pintor Candido Portinari. Em “Por ti, Portinari”, o público é atravessado pela experiência inspirada nos gigantescos painéis que compõem “Guerra e Paz” (obra que está na sede da ONU, em Nova Iorque), em “Os retirantes” e em diversas outras obras do artista.

Há cerca de uma década Miriam Druwe, diretora da Cia, vem trabalhando com homenagens a obras de grandes artistas, transpondo-as para as luzes do palco e criando, assim, uma ponte lúdica entre a linguagem da dança e as artes plásticas. A experiência tem sido tão bem sucedida que Miriam está concorrendo ao prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pela coreografia do espetáculo sobre Di Cavalcanti, apresentado no Instituto Baía dos Vermelhos, aqui em Ilhabela, em junho deste ano.

O espírito brincante do sábado atravessa para o domingo em forma de palhaçaria, com o espetáculo “Cirquim do Serafim”, do Circo Navegador, grande parceiro que frequentemente integra as programações do Espaço Cultural Pés no Chão e tem sua pulsante sede na vizinha São Sebastião.

Cirquim do Serafim / Foto: Divulgação

O grupo, que está na estrada há mais de 20 anos e realiza profunda pesquisa dos cômicos de circo tradicional e do teatro  de rua, reúne no espetáculo “Cirquim do Serafim” um repertório das principais cenas de palhaço transmitidas verbalmente há séculos. São reprises de cenas clássicas que nos encantam pela capacidade de síntese e nos  dão a possibilidade de refletir sobre nuances da existência humana por meio do  palhaço, que é incapaz de cumprir rigorosamente a trajetória do herói, mas alcança  os seus objetivos pela astúcia, sorte, poética e sensibilidade.

O “23º Dança e Movimento” é uma realização do Espaço Cultural Pés no Chão em parceria com a Secretaria de Cultura através da Prefeitura Municipal de Ilhabela; segue até o dia 17 de dezembro com espetáculos todos os finais de semana e também em alguns dias da semana. Ao longo de sua trajetória, o evento já apresentou aproximadamente 300 espetáculos a um público de quase 40 mil pessoas e é referência para a dança no Estado de São Paulo.

Serviço

10/12 (Sábado) – Por ti, Portinari às 20h

11/12 (Domingo) – Cirquim do Serafim às 16h

Local: Pés no Chão (Rua Macapá, 72 – Barra Velha)

Sobre o Pés no Chão

O Espaço Cultural Pés no Chão é uma OSCIP que atua desde 2001 no desenvolvimento de projetos com crianças, adolescentes e jovens no município de Ilhabela, realizando a criação de produtos culturais, como espetáculos de teatro, dança e aéreos, que são apresentados para a comunidade. Nesses mais de 20 anos, suas oficinas atenderam mais de 4 mil alunos, que entraram em cena no palco do Pés no Chão. Além disso, já promoveu aproximadamente 500 espetáculos profissionais e amadores, traçando um caminho importante de formação de plateia e de democratização cultural.

Fonte: Assessoria de Imprensa – 23° Dança e Movimento