Depois de dois anos sem a realização do “Dança e Movimento” por conta da pandemia de covid-19, o evento volta ao palco do Espaço Cultural Pés no Chão e ao centro histórico de Ilhabela, com uma programação intensa e diversa. Serão 6 finais de semana em que o público poderá maratonar 14 espetáculos gratuitos criados por companhias profissionais consagradas do Estado de São Paulo – incluindo capital, interior e Litoral Norte – e uma atração italiana em sua noite de encerramento.
A mostra também traz 4 noites com apresentações de grupos locais de amadores e aprendizes, levando ao palco todo o trabalho desenvolvido pelo Pés no Chão e por outras instituições da região.
A primeira leva de apresentações começa no próximo final de semana.
Na 6a feira (11/11, às 19hrs), “Viagem ao Centro da Terra”, com a Solas Cia de Vento; no sábado (12/11, às 20hrs), “Expresso Tatu”, com o Corpo de Baile de Caraguatatuba; e no domingo (13/11, às 19hrs), “Sagração do Agora”, com Toshiko e Kae Oiwa, seguido da exibição do documentário “Tao Kae”, do cinegrafista Paulo Alberton. Na 3a feira seguinte, feriado (15/11, às 20hrs), é a vez do grupo de Teatro do Pés no Chão apresentar “Dramaturgia Negra”.
Nos finais de semana seguintes, companhias como Cisne Negro, PiA FraUs, Druw, Nau de Ícaros, Raça, Las Titis, Cia de Danças de Diadema, Circo Navegador, Casa Aura Flamenca e Teatro C’Art Comic Education estarão na programação. Vale dizer que todas, exceto Toshiko, já se apresentaram em anos anteriores da mostra com outros espetáculos, o que vai criando uma trajetória para o festival, que conecta os projetos e convida o público a acompanhar esse desenvolvimento.
Das 4 noites destinadas aos grupos locais, duas serão ocupadas com as produções das oficinas artísticas do Projeto Arte enCena, que acontece no Espaço Pés no Chão, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela. Uma delas é criação da Oficina de Teatro e a outra, da Oficina de Dança e Acrobacia em Aéreos.
A partir de uma curadoria comprometida com a democratização cultural e a formação de plateia, buscou-se selecionar espetáculos de dança, dança-teatro e circo, com predominância de linguagem contemporânea, que garantam difusão de arte de qualidade para todas as idades.
A programação acontecerá prioritariamente no teatro do Espaço Cultural Pés no Chão. No entanto, quatro delas (25 a 27/11 e 4/12) acontecerão no centro histórico de Ilhabela.
Ao longo de sua trajetória, o “Dança e Movimento” já apresentou aproximadamente 300 espetáculos a um público de quase 40 mil pessoas e é referência para a dança no estado de São Paulo.
O “Dança e Movimento” é uma realização do Espaço Cultural Pés no Chão em parceria com a Secretaria de Cultura através da Prefeitura Municipal de Ilhabela.
Sobre o Pés no Chão
O Espaço Cultural Pés no Chão é uma OSCIP que atua desde 2001 no desenvolvimento de projetos com crianças, adolescentes e jovens no município de Ilhabela, realizando a criação de produtos culturais, como espetáculos de teatro, dança e aéreos, que são apresentados para a comunidade. Nesses mais de 20 anos, suas oficinas atenderam mais de 4 mil alunos, que entraram em cena no palco do Pés no Chão. Além disso, já promoveu aproximadamente 500 espetáculos profissionais e amadores, traçando um caminho importante de formação de plateia e de democratização cultural. www.pesnochao.org.br / @pesnochao20