Representantes dos colegiados gestores do Litoral Norte, representantes do poder público, representantes das Defesas Civis dos quatro municípios do Litoral Norte, universidades, entidades da sociedade civil, e demais interessados poderão participar da Mesa de Diálogo que debaterá Equilíbrio Ambiental, Adaptação e Mudanças Climáticas, realizada pelo Gerenciamento Costeiro (GERCO).
O evento acontece no Auditório Cynthia Cliquet Luciano, em São Sebastião, no dia 31 de outubro, das 8h às 17h, e vai envolver os órgãos responsáveis ou relacionados com as ações para enfrentamento aos eventos climáticos extremos e para promoção do equilíbrio ambiental.
“Uma das principais discussões, é a preparação e resposta das cidades do Litoral Norte a riscos ambientais, abordando questões cruciais para a gestão de desastres e adaptação às mudanças climáticas. Durante o encontro, será divulgado o mapeamento das áreas de risco municipais, fornecendo uma visão clara dos pontos mais vulneráveis a deslizamentos, enchentes e outros desastres naturais. Além disso, os participantes poderão tomar conhecimento dos índices de vulnerabilidade socioambiental, essenciais para direcionar ações preventivas e de mitigação”, explicou o Coordenador da Comissão Temática de Mudanças Climáticas do Gerco, responsável pela organização do evento, Pedro Rego.
A programação também inclui a apresentação das previsões climáticas para o próximo verão, permitindo que as autoridades ajustem estratégias de acordo com os cenários projetados. Um dos temas centrais será o debate sobre a construção dos Núcleos da Defesa Civil e o desenvolvimento dos Planos de Contingência locais, garantindo uma resposta mais eficiente em situações emergenciais.
Também serão apresentadas as ações planejadas pela Defesa Civil Estadual e municipais para o verão 2024/2025.
“O evento buscará organizar uma rede de diálogo entre os órgãos, visando agilizar os procedimentos em casos de emergência, promovendo uma cooperação mais integrada entre as partes envolvidas”, finalizou o coordenador.
Serviço:
Quando: 31 de outubro de 2024
Horário: 8h00 – 17h00
Onde: Auditório Cynthia Cliquet Luciano – Rua Castro Alves, 377 – Enseada – São Sebastião
Público alvo: representantes dos colegiados gestores do Litoral Norte – GERCO, CBH, APA Marinha, Unidades de Conservação – representantes do poder público, representantes das Defesas Civis dos 4 municípios do Litoral Norte, universidades, entidades da sociedade civil, e demais interessados.
Programa:
08h30 – Abertura com representantes dos três segmentos constitutivos do GERCO LN
08h50 – O Programa e a Dinâmica das mesas
1ª. Mesa de Diálogo: Caracterização e monitoramento das áreas de risco do Litoral Norte – terra e mar.
09h00 – Atlas áreas de risco do Litoral Norte e o processo de discussão com as comunidades – Claudio J. Ferreira – IPA
09h30 – Previsão oceanográfica: plataforma SARIC- Célia Gouveia – IPA
10h00 – Defesa Civil Estadual: sua estratégia de atuação para o verão 2024/2025 e o sistema de alerta – Tenente Tiago Luiz Lourençon – Núcleo de Análise de Risco, Divisão de Prevenção
10h30 – Previsão para o próximo verão, e indicadores de projeções climáticas – Giovanni Dolif – CEMADEN – Mediador: Leandro Saadi
2ª Mesa de Diálogo: Perspectivas da Educação
11h00 – Restauração das áreas e escolas seguras – Fernando Almeida ICC
11h30 – Gestão Comunitária de Riscos – Pedro Leal (IPA)
12h00 – Ações educativas: Rede de Educação para Redução de Riscos de Desastres do Litoral Norte: Raquel Trajberg – CEMADEN
12h30 – Ciência cidadã e redução de risco a desastres – Allan Yu – IO/USP
Mediador: Pedro Rego
13h00 – 14h30 – Intervalo para o almoço
3ª Mesa de Diálogo: Prevenção e Adaptação
14h30 – Ações preventivas de ocupação irregular: monitoramento integrado – Eduardo Trani – SDUH
15h00 – Plano e Agenda de adaptação às Mudanças Climáticas no nível federal – Maurício Guerra – MMAMC
15h30 – Enquadramento dos grandes empreendimentos em relação às mudanças climáticas – Tadeu Badaró – Ministério Público Estadual
Mediador: Paulo André Cunha Ribeiro
16h00 – 17h00 – Debate geral e encaminhamentos, com todos os palestrantes na mesa