Política

Debate na FASS reúne mais uma vez candidatos a prefeito de São Sebastião

Tamoios News
Foto: Rafael César

Quatro, dentre os cinco candidatos que concorrem ao cargo de prefeito de São Sebastião compareceram ao encontro para apresentarem suas propostas

Por Rafael César, de São Sebastião

A FASS (Faculdade de São Sebastião) realizou no último sábado (24), um debate entre os candidatos a prefeito da cidade. Estiveram presentes Wagner Teixeira (PP), Juan Garcia (PMDB, Paulo Henrique (PDT), e Marcos Fuly (PTB). O representante do PSDB, Felipe Augusto não compareceu. O evento começou às 10h30 e foi até às 13h.

A ideia surgiu de um grupo de alunos dos cursos de administração e direito, em conjunto com alguns professores da instituição. O debate foi dividido em cinco blocos com tempo igual para todos e com direito a réplica e tréplica.

O primeiro bloco ofereceu três minutos de apresentação para cada político, e enquanto o segundo foi composto por perguntas de temas livres, elaboradas por estudantes e sorteadas pela mediadora da mesa. Já no bloco três, os candidatos faziam perguntas para os adversários, enquanto no quarto tempo, as perguntas foram sobre a educação. Na última etapa os candidatos falavam por dois minutos, para as considerações finais.

Em um clima amistoso, muitos assuntos foram debatidos e as propostas dos candidatos apresentadas. Os principais segmentos foram educação, turismo, saúde, segurança e transporte público. De acordo com o aluno do segundo ano de direito e um dos organizadores do evento, Francisco de Assis, cerca de 60 alunos e 15 assessores dos políticos acompanharam as conversas.

Para Juan Garcia, todas as instituições de ensino deveriam gerenciar debates como o que aconteceu. “Os universitários representam uma classe formadora de opinião e eles devem ter informações de todos nós, candidatos, para passar à diante. Os alunos devem ter uma participação ativa na política. Achei o número de estudantes presentes pequeno, isso é um sinal, de que a política da região vai mal” completou.

Já Teixeira, gostou da forma democrática que foi organizado o encontro com os alunos. “Falamos de vários temas e todos são importantes, mas educação sempre está atrelado com diversos assuntos. Por isso, vejo como fundamental essa oportunidade que todos os candidatos tiveram de explicar para os alunos da FASS as propostas de governo, de uma forma super organizada e justa”, completou.

O candidato Marcos Fuly destacou a importância que os debates têm para definir o voto dos cidadãos. “O diferencial desse debate foi a participação do jovem no processo político. A iniciativa foi dos alunos e isso é admirável, temos que dar satisfações e oferecer nossas propostas para eles decidirem, com embasamento, em quem votar”, complementou.

Na opinião de Paulo Henrique, o PH, a presença dos candidatos nesse tipo de fórum serve para sintetizar a intenção e a postura do provável prefeito diante a população. “Não devemos nos furtar de estar próximo da população, imagino que quando nos ausentamos de um debate estamos virando as costas para a sociedade. Se houver uma crise no governo, garanto que o candidato que ignorou o debate na campanha não dará uma explicação para o povo na hora que for preciso”.

Faltando oito dias para às eleições, os quatro candidatos não esconderam a ansiedade para a chegada do dia que irá eleger o próximo governante. Ambos demonstraram confiança nas campanhas feitas e criticaram as polêmicas criadas no percurso da disputa ao cargo. Apesar disso, disseram que sempre ocorre algo do tipo no cenário político municipal.

Os alunos e a organização  

O estudante do sexto semestre de direito, Raniele Lima de Souza, definiu o debate como um sucesso. “Tivemos apenas 15 dias para organizar tudo e conseguimos fazer dentro de uma semana de provas. Tenho certeza que sei em que eu vou votar e espero que outros alunos que estiveram no evento tenham se decidido também”, falou.

De acordo com as palavras do aluno de administração, Alexandre Fratiano, todos os candidatos foram convidados oficialmente e o debate foi montado com todo o suporte da administração da faculdade e dos professores, que orientaram a condução de forma legal nos quesitos previsto em lei.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.