Ação é resultado de uma equipe cada vez mais preparada
A Defesa Civil de Ubatuba colaborou com o resgate do veículo que caiu sob a ponte que liga o centro da cidade ao Perequê Açu, na madrugada do último domingo (20). A ocorrência também teve três vítimas com escoriações leves, que foram rapidamente socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo informações da Defesa Civil, o veículo trafegava pela avenida Iperoig, sentido bairro, quando o motorista teve um mal súbito e perdeu o controle do automóvel.
O coordenador da Defesa Civil, Guaraçay dos Santos, explicou que foi acionado pelo Corpo de Bombeiros, que pediu o apoio do órgão, pois estavam em atendimento à outra ocorrência. Assim que chegaram ao local, foi feita vistoria para averiguar a existência de mais vítimas e, também, foi feita a amarração do veículo para evitar que fosse arrastado pela vazante da mare, que estava cheia.
“O próximo passo foi montar uma operação para a retirada do veículo. Fizemos contato com o proprietário do veículo, o seguro foi acionado e providenciou o caminhão munck e o guincho, que executaram a tarefa na manhã de domingo”, complementou.
O coordenador ainda enfatiza que a agilidade e eficácia no trabalho é fruto dos treinamentos em que a Defesa Civil vem investindo. “Devido a nossa capacitação, buscada constantemente, estamos nos preparando para qualquer situação e é esse o nosso objetivo”, garantiu Santos.
Capacitação – No último dia 5, cerca de 20 pessoas, entre voluntários e funcionários da Defesa Civil de Ubatuba, participaram de um intercâmbio de Bombeiros Civis e curso de Primeiros Socorros, realizado em Cristina – MG.
O curso de primeiros socorros foi ministrado pelo Dr. João Grecco, médico intervencionista do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), referência no Brasil em atendimento.
“Ele fugiu um pouco sobre o protocolo de material e resgate e salientou que o mais importante é o atendimento à vítima, que é quem mais precisa no momento. Além disso, ele compartilhou detalhes importantes referentes à fisiologia”, acrescentou Santos.