A delegada Junia Cristina Macedo assumiu a titularidade da Delegacia de Caraguatatuba, a que registra maior número de ocorrências no Litoral Norte.
Em 2019, a delegacia de Caraguatatuba registrou 26 homicídios, 27 tentativas de homicídios, dois latrocínios, 78 estupros, 458 roubos e 1.696 furtos. No ano passado, foram instaurados 1.270 inquéritos nas delegacias da cidade.
Ela assumiu o cargo que era ocupado pelo delegado Tadeu Ricardo de Castro, que passa a exercer a função de delegado assistente.
A delegada Junia Cristina Macedo, tem 48 anos, sendo 22 deles de trabalho na polícia civil. Formada em direito, ela iniciou a carreira como escrivã e depois, já delegada, assumiu delegacias na capital e no interior do estado.
Em 2005, foi uma das delegadas convidadas para participar da elaboração da lei Maria da Penha, hoje, em vigor em todo o estado de São Paulo.
Em 2017, a delegada assumiu a DDM(Delegacia da Mulher) em São Sebastião. Sua atuação no combate a violência à mulher no município, em parceria com a OAB, Ministério Público e entidades civis, resultou em homenagens pela câmara local.
Em 2018, recebeu homenagens do presidente da casa, vereador Teimoso pela atuação a frente da DDM. No ano passado, através do vereador Onofre Neto, foi homenageada com o título de “Cidadã Sebastianense”.
Em maio do ano passado, a delegada Junia Cristina Macedo identificou e prendeu, em poucos dias de investigações, um estuprador que vinha aterrorizando os bairros da costa sul sebastianense.
O delegado seccional do Litoral Norte, Múcio Alvarenga, disse que indicou Junia Cristina Macedo para comandar a delegacia mais importante da região devido a sua competência e eficiência.
A delegada Júnia Cristina Macedo será responsável pelos trabalhos desenvolvidos nas delegacias do centro, 1º Distrito Policial do Porto Novo e do 2º Distrito Policial no Massaguaçu.