Ilhabela

Demora na travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela motiva manifesto popular contra serviços prestados pela Dersa

Tamoios News
Divulgação

No último final de semana, usuários relataram que tempo de espera para atravessar de Ilhabela para São Sebastião chegou a seis horas

Por Gustavo Nascimento, de Ilhabela

A novela dos problemas com a travessia de balsas ganhou novos capítulos nesta semana. Isso porque depois dos transtornos ocasionados no domingo (26) por uma fila de carros de 4 km no sentido Ilhabela – São Sebastião, que durou em torno de seis horas para embarque, a sociedade civil e os empresários do arquipélago pretendem lançar um manifesto contra o Governo do Estado pedindo providências.

Os comerciantes afirmam que estão sendo prejudicados pela travessia. Segundo as primeiras informações, a campanha consiste em adesivar carros com a frase “Geraldo Alckmin sucateou a Dersa e abandonou os moradores de Ilhabela” e veicular conteúdo nos veículos de comunicação e redes sociais.

A Associação Comercial de Ilhabela pretende pressionar os órgãos competentes para que o problema seja resolvido. Em entrevista por telefone ao Tamoios News, o presidente Wilson Santos, disse que protocolou um ofício na paço municipal pedindo intervenção do prefeito Márcio Tenório junto ao Governo do Estado e à Dersa para reverter a situação que encontra-se a travessia.

Em outro documento da associação que será protocolado em São Paulo e endereçado ao presidente da Dersa, Laurece Casagrande, a associação elenca motivos para melhoria imediata dos serviços, tendo em vista o turismo. Segundo informa o ofício, “o problema da travessia não se resume apenas na quantidade e qualidade dos equipamentos e sim a falta de capacidade de gestão e gerenciamento da operação”.

De acordo com o presidente da associação comercial, o movimento com a sociedade civil objetiva a cobrança de uma melhor gestão do serviço. Conforme afirmou, de nada adianta fazer protestos que parem a balsa, mas sim que faça a travessia funcionar.

Auditoria – A presidente da Câmara de Ilhabela, Nanci Zanato (PPS), juntamente com os vereadores, recebeu na segunda (27) em seu gabinete o prefeito Márcio Tenório (PMDB) e o secretário de Governo, Osvaldo Julião para discutir diversos assuntos, como a travessia de balsas.

Segundo informações da Câmara, o Executivo e Legislativo chegaram ao consenso de que, além de continuar cobrando o Governo do Estado, unirão forças para exigir que a Dersa e a empresa terceirizada que presta serviço nesta travessia passem por uma minuciosa auditoria, a fim de identificar a causa de todos os problemas e transtornos.

Outro lado – Em nota, a Dersa lamentou os transtornos aos usuários da Travessia São Sebastião/Ilhabela e informou que, no sábado (25/02), um dos seis ferryboats que fazem a travessia apresentou problema mecânico e precisou ser retirado de operação.

O serviço continuou sendo prestado pelas outras cinco embarcações, mas a frota disponível não foi suficiente para atender com agilidade os 6,3 mil veículos que utilizaram a travessia São Sebastião/Ilhabela no domingo.

“Vale ressaltar que nesta segunda-feira (27/3), a Travessia já estava com as seis embarcações à disposição. Cabe esclarecer que, nesta época do ano, a Travessia São Sebastião/Ilhabela recebe uma demanda média de 4,5 mil veículos por dia e trabalha com uma frota de seis ferryboats capazes de transportar até 526 veículos/hora. No próximo verão, o serviço estará operando com sete embarcações e capacidade operacional de 670 veículos/hora, que transportará, em média, mais de 6,4 mil veículos por dia”, disse a estatal.

Conforme reiterou, desde o início de 2016, a Dersa entregou 14 embarcações totalmente remodeladas em todo o sistema, com recursos de R$ 32,1 milhões. “O Programa de Modernização das Travessias Litorâneas, iniciado em 2011, já investiu R$ 308,7 milhões nos oito serviços administrados pela DERSA e que resultou em aumento de 30% na capacidade operacional do sistema. Neste ano, serão investidos mais R$ 20,7 milhões na reforma e modernização de sete ferryboats, sendo dois da Travessia São Sebastião/Ilhabela (FB-30 e FB-20)”, destacou.

A Dersa coloca à disposição os seguintes canais de informação: site www.dersa.sp.gov.br,  twitter @travessiasdersa e o telefone 0800 7733 711.

Foto: Ricardo Hiar

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