No último final de semana, usuários relataram que tempo de espera para atravessar de Ilhabela para São Sebastião chegou a seis horas
Por Gustavo Nascimento, de Ilhabela
A novela dos problemas com a travessia de balsas ganhou novos capítulos nesta semana. Isso porque depois dos transtornos ocasionados no domingo (26) por uma fila de carros de 4 km no sentido Ilhabela – São Sebastião, que durou em torno de seis horas para embarque, a sociedade civil e os empresários do arquipélago pretendem lançar um manifesto contra o Governo do Estado pedindo providências.
Os comerciantes afirmam que estão sendo prejudicados pela travessia. Segundo as primeiras informações, a campanha consiste em adesivar carros com a frase “Geraldo Alckmin sucateou a Dersa e abandonou os moradores de Ilhabela” e veicular conteúdo nos veículos de comunicação e redes sociais.
A Associação Comercial de Ilhabela pretende pressionar os órgãos competentes para que o problema seja resolvido. Em entrevista por telefone ao Tamoios News, o presidente Wilson Santos, disse que protocolou um ofício na paço municipal pedindo intervenção do prefeito Márcio Tenório junto ao Governo do Estado e à Dersa para reverter a situação que encontra-se a travessia.
Em outro documento da associação que será protocolado em São Paulo e endereçado ao presidente da Dersa, Laurece Casagrande, a associação elenca motivos para melhoria imediata dos serviços, tendo em vista o turismo. Segundo informa o ofício, “o problema da travessia não se resume apenas na quantidade e qualidade dos equipamentos e sim a falta de capacidade de gestão e gerenciamento da operação”.
De acordo com o presidente da associação comercial, o movimento com a sociedade civil objetiva a cobrança de uma melhor gestão do serviço. Conforme afirmou, de nada adianta fazer protestos que parem a balsa, mas sim que faça a travessia funcionar.
Auditoria – A presidente da Câmara de Ilhabela, Nanci Zanato (PPS), juntamente com os vereadores, recebeu na segunda (27) em seu gabinete o prefeito Márcio Tenório (PMDB) e o secretário de Governo, Osvaldo Julião para discutir diversos assuntos, como a travessia de balsas.
Segundo informações da Câmara, o Executivo e Legislativo chegaram ao consenso de que, além de continuar cobrando o Governo do Estado, unirão forças para exigir que a Dersa e a empresa terceirizada que presta serviço nesta travessia passem por uma minuciosa auditoria, a fim de identificar a causa de todos os problemas e transtornos.
Outro lado – Em nota, a Dersa lamentou os transtornos aos usuários da Travessia São Sebastião/Ilhabela e informou que, no sábado (25/02), um dos seis ferryboats que fazem a travessia apresentou problema mecânico e precisou ser retirado de operação.
O serviço continuou sendo prestado pelas outras cinco embarcações, mas a frota disponível não foi suficiente para atender com agilidade os 6,3 mil veículos que utilizaram a travessia São Sebastião/Ilhabela no domingo.
“Vale ressaltar que nesta segunda-feira (27/3), a Travessia já estava com as seis embarcações à disposição. Cabe esclarecer que, nesta época do ano, a Travessia São Sebastião/Ilhabela recebe uma demanda média de 4,5 mil veículos por dia e trabalha com uma frota de seis ferryboats capazes de transportar até 526 veículos/hora. No próximo verão, o serviço estará operando com sete embarcações e capacidade operacional de 670 veículos/hora, que transportará, em média, mais de 6,4 mil veículos por dia”, disse a estatal.
Conforme reiterou, desde o início de 2016, a Dersa entregou 14 embarcações totalmente remodeladas em todo o sistema, com recursos de R$ 32,1 milhões. “O Programa de Modernização das Travessias Litorâneas, iniciado em 2011, já investiu R$ 308,7 milhões nos oito serviços administrados pela DERSA e que resultou em aumento de 30% na capacidade operacional do sistema. Neste ano, serão investidos mais R$ 20,7 milhões na reforma e modernização de sete ferryboats, sendo dois da Travessia São Sebastião/Ilhabela (FB-30 e FB-20)”, destacou.
A Dersa coloca à disposição os seguintes canais de informação: site www.dersa.sp.gov.br, twitter @travessiasdersa e o telefone 0800 7733 711.

Foto: Ricardo Hiar