
Com aprovação da lei por unanimidade, aniversário da guarda entrou oficialmente no calendário de Ubatuba
Em sessão que durou cerca de 1h, a proposta foi aprovada por unanimidade e o aniversário da entidade será comemorado anualmente na segunda semana de junho
Por Raell Nunes, de Ubatuba
O Poder Legislativo aprovou nesta terça (31), por unanimidade, o projeto de lei nº 53/16 que visa incluir no calendário de eventos da cidade o aniversário da Guarda Mirim de Ubatuba. A proposta foi apresentada pelo vereador Silvio Carlos de Oliveira Brandão (PSDB), o Silvinho Brandão.
A organização existe desde 1966 e tornou-se de utilidade pública em 1979. No entanto, não se tinha o reconhecimento no calendário do município para a comemoração de aniversário. Agora, com a aprovação da lei, será celebrado anualmente na segunda semana do mês de junho – por conta do Executivo.
A Guarda Mirim foi criada por um grupo de pessoas públicas, autoridades judiciárias e policiais civis. São inclusas no plano: crianças e adolescentes de ambos os sexos, aprendendo e aprimorando as questões de comportamento familiar e social.
Além de ser utilidade pública municipal, a entidade também tem o reconhecimento de utilidade pública Federal, publicada no diário oficial da União, em 10 de janeiro de 2006.
Uma das principais exigências para quem quer se alistar e, consequentemente, fazer parte da corporação é ser um bom estudante. Segundo a Guarda Mirim, depois que os jovens fazem estágios, são encaminhados para setores públicos e privados para prestarem serviços como menores aprendizes.
Silvinho Brandão comentou que a principal função da Guarda Mirim é a formação de caráter do ser humano. “A guarda já tem 50 anos e, até então, não estava no calendário de eventos da prefeitura. Ainda bem que deu tempo de consertar”, completou o tucano.
Outro legislador, Eraldo Carlos Tenório Todão (PSDB), o Xibiu, afirmou que só conseguiu o seu primeiro emprego graças a Guarda Mirim. Para ele, a corporação traz caráter, mas a educação vem de casa. Já Adão Pereira dos Santos (PCdoB) deu os parabéns à entidade pelos serviços prestados à população.
De acordo com a entidade, mais de 2,5 mil jovens já fizeram parte da ação e, na atualidade, são cidadãos de bem, profissionais em muitas áreas, e ainda hoje, direta ou indiretamente, dão suporte à guarda. Sua sede fica localizada no bairro Estufa 2, rua Pinheiros, nº 120.