Cidades Notícias Ubatuba

Depois de Ilhabela, família Schurmann chega a Ubatuba em expedição pela limpeza dos oceanos

Tamoios News
Foto: Tamoios News

A família Schurmann ancorou o veleiro Kat no Saco da Ribeira, em Ubatuba, na segunda-feira (20). Na manhã de hoje (21), o casal que há 37 anos veleja pelo mundo e já concluiu 3 circunavegações, participou de uma limpeza de praia na Barra Seca, onde Vilfredo e Heloísa Schurmann conversaram com o portal Tamoios News. Antes de Ubatuba estiveram em Ilhabela, as duas cidades do Litoral Norte paulista que entraram na rota de paradas da expedição Voz dos Oceanos. 

Foto: Tamoios News

“Ilhabela foi muito interessante, eu estive presente num evento em que todos os secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte assinaram um compromisso pela reciclagem de lixo, colocar o plástico no lugar certo, já que segundo estudo da USP, 95% do lixo na costa brasileira é de plástico. Fizemos várias ações, incluindo limpeza de praia lá em Ilhabela e a velejada pra cá foi de um ‘lestezinho’ muito bom, viemos navegando”, contou Vilfredo, minutos antes do início da ação de limpeza de praia na Barra Seca.

Foto: Tamoios News

Sobre a limpeza realizada na praia de Santa Tereza, em Ilhabela, Vilfredo destacou o problema do microplástico e contou que apesar da praia ser pequena, foi recolhido muito lixo. “Isqueiro, bituca de cigarro, impressionante”, observou. 

Para Vilfredo, o Brasil precisa avançar muito ainda na reciclagem do plástico, que vai parar nos rios, nos oceanos e nos manguezais, como os que a Família Schurmann visitou recentemente em Santos, segundo ele “cheios de plástico”.

“Precisa de pressão popular e não desistir nunca, as indústrias têm que mudar. Há 23 anos estivemos na Nova Zelândia e já não se usava sacolinha plástica. Esses plásticos de uso único, como copos, pratos, talheres descartáveis, para eles já estão sendo desenvolvidas outras fórmulas”, disse Vilfredo.

Foto: Tamoios News

E como será que a família Schurmann realiza a gestão dos resíduos que produz vivendo em um veleiro? Segundo Heloísa, eles evitam embalagens, reciclam as que eventualmente consomem e fazem compostagem com restos de alimentos. “Quando nós fazemos compras, nós procuramos comprar a granel, em feiras, sem trazer embalagens a bordo do barco, nós levamos nossas ecobags para trazer os produtos. Se por acaso compramos algum produto com embalagem, nós fazemos questão de deixá-la nos locais que têm programa de reciclagem. Todas as embalagens nós separamos, papel, plástico e lata. E temos uma compactadora, que compacta até 70% do material. Guardamos até encontrar lugar para encaminhar para reciclagem. Para os restos de alimentos nós temos três composteiras a bordo, que fazem esse trabalho de compostagem e que depois vai para a nossa horta orgânica, temos duas hortas a bordo, temperos como cebolinha, salsinha, manjericão”, explicou.

Heloísa falou que está muito feliz por estar em Ubatuba. “Estou bem contente por estar aqui e encontrar uma comunidade que realmente se interessa. A gente está fazendo esse trabalho com muito carinho pela iniciativa Voz dos Oceanos.”

Ela adorou a viagem de ontem (20), de Ilhabela até Ubatuba. Contou sorrindo: “Nós fizemos uma navegada de 10 da manhã até às 4 horas da tarde, o tempo estava bonito, tinha bons ventos, e viemos de vento em popa.” 

Sobre o que há de mais bonito no Litoral Norte, ela disse ser difícil apontar. “A gente gosta muito quando a gente vem pra cá, tem praias que são mais tranquilas, que a gente pode ficar ancorado, tem praias que tem uma água mais limpa e que é gostoso fazer mergulho”, respondeu Heloísa, que mencionou a Ilha Anchieta como exemplo de local querido pela família Schurmann.

Foto: Tamoios News

A simpática Heloísa mandou um beijo para todos e pediu para deixar um recado: “Todos nós fazemos a diferença, comece a sua limpeza de praia em casa, comece repensando, reciclando, recusando aqueles plásticos descartáveis. E seja você também a Voz dos Oceanos.” 

A família Schurmann fica em Ubatuba até o dia 28 de setembro, participando de diversas atividades da expedição. Depois, segue rumo à próxima parada: Paraty (RJ).