Nesta sexta-feira (30), prefeito Ernane Primazzi afirmou que não contratou show pirotécnico a pedido da futura administração; Felipe Augusto informou o contrário em coletiva
Por Ricardo Hiar, de São Sebastião
Depois do impasse entre a atual e a futura gestão de São Sebastião, as discussões em torno da queima de fogos na virada do ano parece ter chegado ao fim. Segundo o prefeito eleito, Felipe Augusto (PSDB), o show pirotécnico vai ocorrer em três pontos distintos da cidade: no bairro Arrastão, na Rua da Praia, ambas na região central, além de Boiçucanga, na Costa Sul.
De acordo com a assessoria de imprensa do prefeito, a decisão foi tomada nesta sexta-feira (30). Por determinação de Felipe Augusto, a queima de fogos será diferenciada nesta edição, do tipo silenciosa. Para tal, será utilizada uma nova tecnologia, já bastante comum em centros de entretenimento da Europa e Estados Unidos. A ação será patrocinada pela iniciativa privada.
Com essa ação, a cidade deve conseguir agradar dois públicos distintos: os que defendiam a realização do tradicional show pirotécnico no Réveillon, e os contrários ao barulho emitido pelos fogos mais comuns, que costumavam gerar transtornos, principalmente aos animais de estimação e silvestres, além de crianças e idosos.
“Dessa forma o prefeito cumpre o que defendeu durante a campanha eleitoral, que é o respeito aos animais, autistas e idosos, muito sensíveis aos estrondos dos fogos de artifício comuns”, apontou trecho da nota oficial divulgada à imprensa.
Em encontro com jornalistas promovido na quinta (29), Felipe Augusto chegou a informar que a queima de fogos seria realizada e que já tinha solicitado ao atual prefeito a aquisição dos fogos. Ele explicou que o prefeito em exercício poderia fazer a compra e o pagamento ficaria já para sua gestão, a partir de janeiro.
No entanto, o prefeito, Ernane Primazzi (PSC), na manhã desta sexta, negou que haveria a queima de fogos na cidade e que não providenciou a aquisição dos fogos de artifício. Segundo informou, foi questionada para a equipe de transição se a atual administração deveria preparar algo em relação aos eventos da temporada e houve a recusa, com a justificativa que seria realizada uma reestruturação no formato.
Para Ernane, a queima de fogos estaria incluída nesse contexto e por isso não foi contratada. Ele disse ainda que chegou a se reunir com Felipe esta semana, mas que esse tema não entrou na pauta. “Mesmo que ele tivesse pedido, não teria tempo de fazer a aquisição dos fogos. O tribunal de contas nem permite que façamos esse tipo de contratação”, disse o prefeito.
Com a recusa de Ernane e, novamente questionado sobre a queima de fogos, Felipe Augusto emitiu a confirmação do show pirotécnico em São Sebastião, na noite desta sexta.