Balsa São Sebastião

Dersa lamenta transtornos causados aos usuários no feriado

Tamoios News

Em nota encaminhada à imprensa no início da tarde desta segunda(15), a DERSA( Desenvolvimento Rodoviário S/A) lamentou os transtornos aos usuários da Travessia São Sebastião/Ilhabela. A empresa foi muito criticada devido ao serviço prestado no feriado. No embarque para Ilhabela, a espera atingiu sete horas, no início do feriado. No retorno das Ilha, no domingo, a espera chegou a cinco horas.

Na nota, a empresa informou que alguns problemas técnicos ocorreram em duas embarcações, reduzindo a capacidade operacional do serviço em determinados períodos. Na maior parte do tempo o sistema operou com quatro balsas, e em breves momentos, com três.

Segundo a empresa, duas equipes mecânicas estiveram de plantão durante os três dias e se empenharam ao máximo para concluir os reparos o mais rápido possível. A FB-25, a maior embarcação da frota, precisou passar por uma troca de motor e só retornou à operação na tarde de domingo (14/10).

A Dersa ressaltou que também houve excesso de veículos e força de maré, principalmente na sexta e no domingo, o que deixou a Travessia lenta, dificultando as manobras de atracação das balsas. Além disso, segundo a empresa, durante esse período ocorreram ventos fortes de até 22 nós (39km/h), fazendo com que as embarcações operassem no limite, já que a navegação é interrompida sempre que a velocidade dos ventos chega a 25 nós (45km/h).

Em reunião realizada no feriado, a DERSA, em conjunto com as prefeituras de São Sebastião e Ilhabela, montaram um grupo de trabalho que vai promover estudos emergenciais para definir restrições de horários ao tráfego de caminhões na Travessia durante feriados e fins de semana, principalmente os caminhões com cargas perigosas e carros-fortes, que por questões de segurança embarcam separados dos demais veículos, gerando atrasos na operação. O grupo de estudos também avaliará um novo ordenamento para acesso de veículos preferenciais, a fim de agilizar o embarque.

O grupo de trabalho fará convite de participação à Marinha para alinhamento de vistorias antecipadas nas embarcações.

Atualmente, cinco ferryboats estão disponíveis na Travessia São Sebastião/Ilhabela e a previsão é que até o fim do mês esteja de volta a sexta embarcação, que atualmente passa por reforma e modernização. A sétima embarcação, que também está sendo completamente remodelada, deverá retornar em dezembro, reforçando a frota para a temporada de verão.

Deixe um Comentário