A Dersa continua transportando pedestres e ciclista nas balsas que fazem a travessia São Sebastião/Ilhabela.
O transporte de pedestres seria feito exclusivamente pelo catamarã LS-02, que começou a operar na travessia em 19 de janeiro. O segundo catamarã, o LS-04, até hoje ainda não entrou em operação.
Quando optou em colocar o catamarã na travessia, a justificativa da Dersa, era que as lanchas, transportando exclusivamente pedestres e ciclistas, aumentaria a capacidade das balsas em cerca de 30% e agilizaria as operações dessas embarcações, pois não haveria perda de tempo no embarque e desembarque de pedestres e ciclistas.
Nas operações das balsas, os pedestres e ciclistas só podem embarcar após a entrada dos veículos. O desembarque prioriza os pedestres e ciclistas, ou seja, os veículos só podem desembarcar após a descida dos pedestres e ciclistas.
Estranhamente, apesar da justificativa dada anteriormente, a Dersa, continua transportando pedestres e ciclistas nas balsas, mesmo com a utilização do catamarã na travessia.
Os usuários reclamam que o catamarã demora muito para sair e não teria horários pré-determinados definidos de partida, por isso, optam pela travessia pela balsa, apesar do conforto e da viagem ser mais rápida pelo catamarã.
No dia a dia, o catamarã, apesar de ter capacidade para 370 pessoas, leva em média 50 pessoas por viagem. O movimento é maior nos fins de semana.
Solicitamos informações à Dersa para saber porque o transporte de pedestres e ciclistas continua sendo feito pelas balsas. Perguntamos se não existe demanda para o catamarã, que tem capacidade para transportar 370 pessoas.
Perguntamos também se a empresa pretende substituir os catamarãs pelos aquabus que serão cedidos à Dersa pela prefeitura de Ilhabela. Os aquabus foram adquiridos há quatro anos pela prefeitura, por R$ 4,5 milhões e, até hoje, não foram utilizados. A prefeitura irá gastar cerca de R$ 1 milhão na reforma das lanchas e, depois, irá cede-las à Dersa.
Dersa
A Dersa informou que a lancha LS-02 tem operado normalmente na Travessia São Sebastião/Ilhabela e já transportou mais de 248 mil passageiros e mais de 40 mil bicicletas desde que foi entregue, em janeiro deste ano. O Catamarã é mais uma oferta disponível aos pedestres, que podem ainda contar com as balsas, que possuem abrigos e sanitários e são devidamente certificados pela Autoridade Marítima.
A outra lancha que fará parte da frota da Travessia São Sebastião/Ilhabela, a LS-04, passa por reforma completa, porém, a empresa que realizava os trabalhos não cumpriu com as obrigações legais e, portanto, teve o seu contrato rescindido, em dezembro do ano passado. A DERSA está tomando as medidas legais para dar andamento ao processo licitatório para a reforma.
Já o uso do Aquabus faz parte do plano operacional de ampliar as opções da travessia de pedestres na travessia São Sebastião/Ilhabela, podendo oferecer outros pontos de embarque e desembarque na ilha. A manutenção está sob responsabilidade da administração municipal e a Dersa irá operar as embarcações apenas quando estiverem em plenas condições de uso. Ainda não há previsão para o início das operações dessas embarcações.