Dersa São Sebastião

São Sebastião: Catamarã sofre pane mecânica e é rebocado por balsa

O catamarã LS-02, que faz o transporte exclusivo de pedestres, na travessia entre São Sebastião e Ilhabela, sofreu uma avaria mecânica por volta das 16 horas desta quinta(31) e precisou ser rebocado por uma das balsas que faziam a travessia.

Diante de possíveis comentários de que teria havido uma colisão entre as duas embarcações no canal de São Sebastião, a Marinha do Brasil, por intermédio da Delegacia da Capitania dos Portos, em São Sebastião, emitiu uma nota oficial sobre a ocorrência.

Na nota, a Marinha do Brasil informou que tomou conhecimento na tarde desta quinta(31) do incidente ocorrido durante a operação da balsa na travessia São Sebastião e Ilhabela.

Segundo a Marinha do Brasil, o catamarã LS-02, logo após sair de São Sebastião em direção a Ilhabela, enfrentou problema mecânico e permaneceu sob máquina aguardando reboque.

Uma das balsas da travessia se aproximou da embarcação, atracou a contrabordo e realizou a operação de reboque até o flutuante de São sebastião.

Segundo a nota, “não se tratou de abalroamento e sim, de uma manobra de reboque”. A Marinha informou ainda que não houve vítimas e nem feridos durante o ocorrido e a situação encontra normalizada.

Catamarã

A embarcação, do tipo catamarã, é feita em fibra de vidro.  A lancha foi totalmente remodelada, recebeu novo sistema hidráulico e elétrico, nova pintura, novos equipamentos de salvatagem, novo sistema de ar-condicionado, novo sistema de monitoramento interno com câmeras, novos assentos e teve as janelas ampliadas.

O catamarã LS-02 começou a operar no dia 19 de janeiro. Tem capacidade para transportar até 370 passageiros, incluindo 33 ciclistas. A embarcação é climatizada e oferece conforto aos usuários. O transporte de pedestres pelo catamarã, possibilita um ganho de até 30% na capacidade de veículos das balsas.

Segundo a Dersa, o uso do catamarã e de oito balsas na travessia, reduziu o tempo de espera para os usuários. A empresa pretende colocar mais um catamarã na travessia, o LS-04, que ainda se encontra em reforma. O transporte de pedestre é gratuito.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.