Uma das vantagens de Ilhabela em relação a outros destinos de praia no litoral brasileiro é a beleza da sua costa e das montanhas esverdeadas da Mata Atlântica, que podem ser vistas de um ângulo especial em pontos mais altos.
Presentes tanto na região central quanto na região norte, sul, e até nas comunidades tradicionais, cada mirante proporciona o avistamento de uma paisagem única, o que aumenta os motivos para conhecer cada cantinho do arquipélago.
Do alto, a vista do canal que liga o município ao continente traz contornos que variam conforme o local.
Como a região mais populosa da cidade está voltada para o oeste, a maior parte dos mirantes propicia uma bela vista para o pôr do sol durante todo o ano. No verão, o sol se põe no mar e garante um espetáculo à parte, principalmente em pontos com vista para o continente.
Nos mirantes da região sul há mais chance de ocorrerem avistamentos de baleias durante o período de rota migratória, que vai de maio a agosto. Em 2025, elas foram encontradas circulando pelo canal até antes do início da temporada, no mês de abril.
Na região central estão alguns dos mirantes mais próximos para quem não está com veículo motorizado, mas aprecia uma bela paisagem. A região norte, por sua vez, esconde verdadeiros paraísos com vistas deslumbrantes do mar.
Já nas comunidades tradicionais, os mirantes contemplam cartões postais de Ilhabela, como a Praia de Castelhanos, em formato de coração, e a Praia do Bonete, eleita uma das mais bonitas do Brasil pelo The Guardian.
Confira alguns dos mais famosos mirantes de Ilhabela:
1. Mirante do Piúva
Localizado logo no início do caminho para o lado sul de Ilhabela, na Avenida Brasil, esse mirante é considerado de fácil acesso. Há paradas de ônibus próximas, vagas para estacionamento de veículos próprios na rua e ciclovia.
Recomenda-se chegar cedo, pois é um dos mais disputados. Possui um letreiro com os dizeres “Eu amo Ilhabela” e um coração no lugar da palavra “amo”, perfeito para fotos em família ou em casal.
2. Mirante do Morro da Cruz
Em frente ao mirante do Perequê está o mirante do Morro da Cruz, que apresenta a logística mais fácil para visita. Vale a pena conhecer ambos, mas o do Morro da Cruz oferece um ar mais romântico, intimista – e mais afastado dos carros – para apreciar a vista do mar e do pôr do sol.
3. Mirante da Praia dos Barreiros
Situado no início do caminho para o lado norte, o mirante da Praia do Barreiros fica logo após o centro histórico e a praia de Santa Tereza, na Avenida Luiz Massa. Possui estacionamento para veículos e um letreiro com a frase “Amo Ilhabela”. Seu diferencial é que sua posição viabiliza fotos com o enquadramento dentro do coração.
4. Mirante do Baepi
O mirante do Baepi fica dentro do Parque Estadual de Ilhabela e tem uma das vistas mais incríveis da cidade. O caminho começa pela Rua Morro da Cruz, no bairro de mesmo nome. Para chegar até lá é preciso encarar uma trilha bem íngreme de cerca de 20 minutos, mas a vista compensa cada passada.
O espaço conta com um deck de madeira para apreciar o visual e descansar. Os mais aventureiros podem seguir a trilha para o Pico do Baepi, que está a 1.048 metros do nível do mar, considerada de nível difícil por ser muito íngreme. Por esse motivo, a subida deve ser acompanhada por um guia credenciado.
5. Mirante do Coração
Localizado na praia de Castelhanos, a entrada do mirante do Coração está localizada no final da faixa de areia, do lado direito para quem está de frente para o mar.
É um dos mais famosos de Ilhabela e, de lá, o formato da praia lembra um coração, emoldurado pelo verde das montanhas.
6. Mirante da Estrada de Castelhanos
Fica a meio caminho da estrada de Castelhanos, no Parque Estadual de Ilhabela. Por causa de sua beleza, é parada obrigatória para os passeios de jipe que levam o público até a praia da comunidade tradicional. Com veículo próprio é possível chegar até lá apenas com carros 4×4 ou motocicletas. Para isso, é preciso consultar o parque quanto aos horários permitidos de travessia.
Quem está com ótimo preparo físico pode chegar até lá de bicicleta ou até mesmo a pé, mas para isso é necessário encarar cerca de três horas de caminhada ou mais.
7. Mirante de Jabaquara
Com uma vista espetacular da Praia de Jabaquara, o mirante fica no extremo norte de Ilhabela, no final da SP-131. Após o bairro da Pacuíba a estrada passa a ser de terra, mas carros com tração 4×4 não são um requisito.
O mirante é caminho para a praia de mesmo nome e é de fácil acesso. No entanto, não possui nenhuma estrutura e, se o motorista se distrair, pode passar direto. Na estrada, assim que for possível avistar a praia também já haverá um tipo de acostamento junto a duas árvores. Exatamente no espaço entre elas há a melhor vista do mirante.
8. Mirantes da Barra (Bonete)
Localizado do lado esquerdo da Praia do Bonete, o Mirante da Barra possui vista integral de toda a faixa de areia. A caminhada até ele leva aproximadamente 30 minutos, a partir da praia.
O acesso à comunidade do Bonete só é possível de barco ou por uma trilha de 13 km, a partir do bairro Borrifos, mas o esforço é recompensado pela sua beleza. A praia já foi considerada pelo jornal inglês The Guardian como uma das mais bonitas do Brasil.
9. mirante do Saquinho (Bonete)
Já do lado direito da praia fica o Mirante do Saquinho, a cerca de 40 minutos do vilarejo do Bonete, na trilha que dá acesso à comunidade partindo do Borrifos.
10. Mirante da Praia das Enchovas
O mirante pode ser acessado por meio da trilha que começa na Praia do Bonete, do lado esquerdo para quem olha o mar, e tem um percurso de cerca de 3,6 km.
O local oferece uma vista panorâmica da Praia das Enchovas, com uma paisagem paradisíaca.
Deck de Kitesurf da Ponta das Canas
Apesar de não ser oficialmente um mirante, o deck da Ponta das Canas tem uma linda vista para o mar. Construído para ser um ponto de kitesurf na região norte, possui uma área ampla e acesso ao mar para um mergulho.
Seu acesso se dá pela Rua Perimetral Norte, ao lado do nº 6.531.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela