Política São Sebastião

Destacando soberania popular, juiz diploma eleitos de São Sebastião e pede mandado ético e honesto

Tamoios News
Fotos: Gustavo Nascimento

Juiz eleitoral ressaltou em seu discurso o compromisso que os eleitos precisam assumir com o povo; ele afirmou que todos serão fiscalizados e cobrados

Por Ricardo Hiar, de São Sebastião

Com o Teatro Municipal de São Sebastião lotado, os políticos eleitos no pleito municipal de outubro foram diplomados na manhã desta segunda-feira (19). A cerimônia foi conduzida pelo juiz eleitoral Paulo Guilherme de Faria, e contou com a presença do promotor eleitoral, Tadeu Salgado Badaró Júnior. Para abrir os trabalhos, Faria fez um discurso incisivo, destacando o compromisso dos eleitos com a população.

O evento atraiu mais de 600 pessoas, que ocuparam até os corredores do espaço. Com meia hora de atraso para iniciar, as atividades duraram cerca de 45 minutos. O ar condicionado estava quebrado e, com o grande número de pessoas, foi preciso um pouco de paciência dos presentes em relação às altas temperaturas.

O juiz prometeu manter “olhos de águia” nos eleitos que assumirão os trabalhos em janeiro de 2017 e também ressaltou a importância da população cobrar. “Eles prometeram, então agora cobrem. O país só vai andar quando todos os serviços públicos funcionarem bem. Eles são capacitados, então desejo muita sorte”, completou.

Em sua fala inicial, Paulo de Faria destacou alguns conceitos que considera essencial aos novos governantes e ainda sobre o trabalho realizado pela justiça eleitoral que, conforme relatou, foi árduo e difícil. “Acho importante essa presença (sobre o teatro cheio), pois mostra que a população de São Sebastião está antenada com o que os seus governantes prometeram, e vai cobrar fortemente que cumpram essas promessas”.

O juiz afirmou que, diferente do que costuma realizar, resolveu fazer um discurso mais longo, basicamente cobrando os senhores eleitos. “Todos nós que exercemos atividades públicas, não só na estatal, estamos juntos para o desenvolvimento do litoral norte. É preciso, no entanto, exigir um comportamento ético dos políticos eleitos”, completou.

O condutor do processo de diplomação descreveu os diversos significados da palavra político, mas resumiu dizendo que é aquele que precisa “assegurar uma vida e uma cidade melhor e mais digna, de forma que o homem possa alcançar o bem e a felicidade”.

Segundo ele, o que se espera do grupo diplomado é que todos tenham conduta pessoal ética, moral e honesta, que deverá ser estendida a todos os atos de governo. “O estado democrático de direito, deve ser pautado pelos critérios do direito, não da força. O governo é formado pelos cidadãos. É a soberania popular que confere legitimidade ao poder estatal”.

Para o juiz, ao serem diplomados, os candidatos eleitos são credenciados, para estarem habilitados a assumir os cargos eletivos. É a quarta e última fase do processo eleitoral, que inclui o registro, aceitação e votação.

A posse do novo grupo político que comandará os poderes Executivo e Legislativo acontecerá no dia 1o de janeiro, às 17h, na Câmara Municipal.

Prefeito eleito diz que vai reduzir 40% número de comissionados

Felipe Augusto, que assume a prefeitura de São Sebastião em 2017 e foi eleito com 19.924 votos. Ele foi o último a receber o diploma na cerimônia desta segunda-feira e bastante aclamado pelo público presente.

Após o término do encontro, o próximo prefeito de São Sebastião falou com a imprensa e destacou alguns aspectos da sua gestão. Apesar de esperado o anúncio do secretariado, ele afirmou que está finalizando a escolha e que deve divulgar ainda esta semana. Para o tucano, a escolha está sendo técnica e levando em consideração o perfil profissional de cada nomeado.

De antemão, ele destacou que vai enxugar a máquina e reduzir o número de cargos comissionados. “Os cálculos ainda não estão definidos, mas devemos reduzir isso em até 40%. Com essa redução, vamos enfrentar a crise, nossas equipes técnicas estão trabalhando com isso”, explicou.

Entre as atividades, serão criadas algumas secretarias, como a do deficiente e idoso, além da Secretaria de Planejamento. A atual Sectur, deve sofrer alterações. O turismo, por exemplo, será transformado numa autarquia.

Ele garantiu ainda que vai manter os serviços públicos essenciais durante a temporada e que vai correr para garantir o andamento da cidade. Também destacou que a programação do verão e do carnaval serão mantidas, talvez com prioridade aos artistas locais para manter a linha da redução de custos.

Diplomados

captura-de-tela-2016-12-19-as-12-06-05

Muito aclamado, o primeiro vereador a receber o diploma foi Gleivison Gaspar. Ele foi o mais votado das últimas eleições sebastianenses, com 3183 votos. “É de vocês”, disse o vereador após pegar o documento.

Reinaldo Moreira, o Reinaldinho, foi o segundo a ser diplomado, seguido pelo vereador José Reis de Jesus Silva, o Reis. Ernane Primazzi, o Ernaninho, veio na sequência, também bastante aplaudido pelos presentes.

Pedro Renato da Silva, Renato do Bar, eleito com 1039 votos também recebeu seu diploma na cerimônia, assim como Onofre dos Santos Neto, que teve mil votos nas urnas. Ele foi seguido por Giovane dos Santos, o Pixoxó, Ercílio de Souza, e Edvaldo Pereira Campos, o Teimoso. Ainda foi diplomado Maurício Bardusco, o Maurício do Canto do Mar, que volta ao Legislativo, após quatro anos afastado de um cargo eletivo.

Elias de Jesus, o pastor Elias, e Daniel Simões da Costa, foram os outros nomes que receberam o certificado.

O vice-prefeito eleito, Amilton Pacheco, foi aplaudido de pé pelos presentes ao ser chamado para receber seu certificado. Ele entrou por outra área do palco, já que foi vítima de um acidente recente e está se locomovendo com o uso de muletas.

No caminho para o palco, Felipe Augusto que foi o último a ser diplomado, recebeu os cumprimentos do prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva e demais familiares que o acompanhavam. O diploma foi entregue ao futuro prefeito pelo promotor eleitoral.

O juiz concedeu um tempo de fala ao próximo prefeito, mas fez questão de que precisava ser muito breve. “Quero agradecer a Deus nos permitir chegar a prefeitura de São Sebastião. Paranenizo os vereadores e digo a população que conte com a nossa humildade e três palavras de ordem ‘trabalho, trabalho e trabalho’”, disse o Felipe Augusto.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.