Cidades Ilhabela

Detran-SP leva Clube do Bem-te-vi e Teatro de Fantoches a 1.419 alunos no município de Ilhabela

Tamoios News

Entre esta terça (9) e quinta-feira da semana que vem (18), o Clube do Bem-te-vi e o Teatro de Fantoches, principais programas educativos do Detran-SP voltados ao público infantil, visitarão cinco instituições de ensino de Ilhabela, litoral do Estado, para compartilhar princípios básicos de segurança e convivência no trânsito. Ao todo, 1.419 alunos de 6 a 10 anos de idade do Ensino Fundamental devem participar das atividades, que devem envolver também 53 professores. Ambas as iniciativas são realizadas em parceria com a Polícia Militar de São Paulo.

Na terça-feira (9), as ações serão realizadas na Escola Municipal Professor José Antonio Verzegnazi. No dia seguinte, 10, os programas serão apresentados aos alunos da Escola Municipal Professor Eurípedes da Silva Ferreira. Na quinta-feira, dia 11, a Escola Municipal Professora Ophélia Reale Montanhesi recebe os projetos. Na semana seguinte, o Clube do Bem-te-vi e o Teatro de Fantoches serão apresentados na terça (16), na Escola Municipal Professor José Benedito de Moraes, e na quarta (17), na Apae Ilhabela. Em todas as instituições, as atividades acontecem nos períodos da manhã e da tarde.

Ao final dos trabalhos em todas as escolas da cidade, no último dia da equipe de policiais no município será realizada uma solenidade de encerramento, com a participação dos alunos das escolas envolvidas, além da presença de autoridades locais. As escolas participantes poderão na ocasião fazer apresentações de teatro, mímica e dança, entre outros, voltadas ao tema “educação para o trânsito”. Essa solenidade de encerramento está marcada para quinta-feira (18), a partir das 9h, no Paço Municipal de Ilhabela. Cerca de 40 alunos terão seus trabalhos educativos, por faixa etária, premiados com mochilas e camisetas do programa.

Clube do Bem-te-vi

Criado há 33 anos pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP, o Clube do Bem-te-vi ensina às crianças noções básicas de segurança no trânsito, como as formas corretas de atravessar a rua, andar de bicicleta, uso de capacete, de cinto de segurança, de cadeirinha para transporte de crianças, além das precauções necessárias na utilização do celular ao caminhar pelas ruas. O programa é desenvolvido por meio de palestras ministradas por agentes da Polícia Militar, com duração aproximada de 50 minutos.

Durante a ação, os policiais militares compartilham os seus conhecimentos técnicos e experiências profissionais de forma lúdica, por meio de brincadeiras que auxiliam na fixação do tema abordado, envolvendo alunos e professores. As crianças participam ativamente, apresentando suas dúvidas e curiosidades.

Encerradas as palestras, os alunos recebem Cartilhas Educativas de Trânsito com as principais orientações abordadas. Junto com esse material, também são oferecidos uma Carteira de Habilitação Mirim e um Talão de Multas Mirim, para que os alunos conscientizem os adultos de seu convívio social e multipliquem os conhecimentos adquiridos, inclusive sobre os cuidados que devem ter consigo e com os outros cidadãos quando estiverem utilizando as vias públicas como condutores, pedestres, ciclistas ou passageiros. A ideia é contribuir para a formação de uma consciência cidadã.

Juntos, o Clube do Bem-te-vi e o Teatro de Fantoches já foram apresentados a mais de 1,6 milhão de alunos em 5.025 estabelecimentos públicos de ensino de 407 municípios paulistas, envolvendo 57.363 professores e educadores. Neste ano, as ações devem ser realizadas em, pelo menos, mais 150 escolas do estado.

 Como solicitar o Programa

As cidades que solicitarem o programa serão contatadas para o agendamento de uma reunião para definição de detalhes, pois os policiais que ministram as palestras permanecem no município por um período de aproximadamente dez dias, procurando atingir o maior número possível de escolas.

Para agendar uma visita do Clube do Bem-te-vi ao município, a prefeitura local, por meio de sua secretaria de educação, deve enviar ofício à Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP, indicando nome e telefone para contato. As cidades que solicitarem o Programa serão contatadas para agendamento de uma reunião para definição de detalhes.

Além dos materiais didáticos, os alunos também são apresentados ao aplicativo do Clube do Bem-Te-Vi – Detran-SP. A ferramenta fornece uma carteira de habilitação mirim quando algumas as atividades são concluídas. Dentro do espaço virtual, as crianças têm acesso a jogos de cadeirinhas, bicicleta, memória, quizz e adivinhe a palavra, além de um talonário infantil, onde é possível anotar multas aos papais, vovôs, titios e amigos.

 Teatro de Fantoches

Também desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, o Teatro de Fantoches foi criado há cerca de um ano. Apresentadas por agentes da PM, as peças teatrais, assim como as palestras e atividades do Clube do Bem-te-vi, abordam os princípios básicos de segurança no trânsito. Nelas, são apresentados personagens como o Policial, o Motociclista, o garoto Marcelinho, Vovô Antonio, o Cadeirante, o Pedestre, o Deficiente Visual, o Taxista, o Zé Bebinho e Penélope, uma mulher de roupas e maquiagem extravagantes que está o tempo todo segurando um celular.

Após o teatro, os alunos também recebem cartilhas educativas de trânsito, além da carteira de habilitação e um talão de multas mirins.

“É muito importante levar educação para o trânsito às crianças. Quando fazemos isso de forma lúdica, o resultado é formidável. É isso que buscamos com esse programa: tornar o trânsito cada vez mais seguro”, acrescenta Mauro Voltarelli, gerente da Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do departamento.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Detran SP