O Sarau de Literatura e Música acontece no Observatório Ambiental
O “Dia do Poeta” será lembrado nesta terça-feira, 20 de outubro, com uma noite especial de muita música e literatura que reunirá amigos em encontro informal a partir das 20 horas, com entrada franca, no Observatório Ambiental localizado no Complexo Turístico da Rua da Praia, Centro Histórico de São Sebastião.
Como disse o poeta espanhol Federico Garcia Lorca,”la poesia no quiere adeptos, quiere amantes”. Portanto, quem aprecia poesia e boa música não pode perder a oportunidade de usufruir momentos especiais no encontro idealizado pelo poeta sebastianense Gerado de Buta. Ele explica que será uma reunião simples entre amigos, convidados e aberta ao público que poderá apreciar belos poemas e canções.
Além da presença do poeta Geraldo de Buta, o encontro contará com a participação do músico e maestro da Banda Municipal Manoel Ladislau de Mattos”, Almir Clemente, dos violonistas, Luiz Fernando e Gabriel Adelino, e dos cantores Daniel Macedo, Cassio Oliveira e Sonia Maria. O evento conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) que cedeu o espaço para a realização do evento.
Origem
Apesar de não ser oficializada por lei, a comemoração do “Dia Nacional do Poeta”, em 20 de outubro, tem um motivo especial para os poetas brasileiros. É que, em 20 de outubro de 1976 surgiu, em São Paulo, o Movimento Poético Nacional na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor Paulo Menotti Del Picchia.
Outra data bastante celebrada pelos poetas é o Dia Nacional da Poesia comemorado em 14 de março, em homenagem ao poeta brasileiro do romantismo, Castro Alves, nascido em 14 de março de 1847.
Quando se fala em poesia, não há como dissociar da música. Antigamente, a poesia era cantada e acompanhada pela lira, instrumento musical típico da Grécia. Por esse motivo, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura.
Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov

x
