Cidades

Disposição e Otimismo Marcam Comemorações do Dia do Idoso em São Sebastião

Tamoios News
Fabi Medioli
Fabi Medioli

Coral Bem Viver, formado por senhores e senhoras da Costa Sul

Festa na praia dos Trabalhadores foi ainda maior pela criação do Fundo Municipal do Idoso 

Por Fabi Medioli

A equipe do SCFV – Projeto Valorizando a Pessoa Idosa, de São Sebastião, comemorou antecipadamente e em grande estilo o Dia Mundial do Idoso. Na segunda-feira (28), na praia dos Trabalhadores, eles tiveram um dia cheio que terminou com um grande almoço após inúmeras atividades.

Ana Maria Sierra Marques, 73, é assessora cultural do projeto Valorizando a Pessoa Idosa e há 10 anos desenvolve alguns trabalhos junto aos idosos de São Sebastião. Nesse período, Ana tem ensinado teatro, dança, artesanato e canto para esse seleto grupo. Dentre os trabalhos realizados com seus alunos, o canto é um dos destaques, envolvendo um grupo de doze senhoras e senhores da Costa Sul.

Trata-se do Coral Bem Viver, formado há 7 anos por Maria Aparecida Medioli, Gloria Villamediana Camarini, Ivani Bião, Diva dos Santos, Rodrigo Francisco dos Santos, Julieta Moreira Papini, Maria Izabel dos Santos Teixeira, Marleide Lopes Gomes, Maria Aparecida dos Santos, Sebastiana Teixeira Tavares, Maria Conceição Costa e Lourdes Maria .

O grupo começou a tomar forma em uma festa de confraternização em Boiçucanga, na qual cantaram a música “Carinhoso”, de Pixinguinha, para animar os presentes. A ideia deu tão certo que a partir daí foi criado o coral, que segue até hoje fazendo apresentações em escolas, bancos, festas de finais de ano no Teatro Municipal, shoppings e etc.

“Esse trabalho me emociona muito, porque a cada apresentação sentimos que o público se emociona com as vozes suaves desses cantores amadores. Com o passar do tempo eles melhoraram e outras músicas foram sendo inseridas no repertório”, diz Ana Maria. As músicas são escolhidas com base nas lembranças da época áurea dos idosos. “Carinhoso, Rosa Morena, Suíte dos Pescadores, Cafezal em Flor, são algumas das músicas que encantam e fazem o público cantar junto com o Coral”, contou.

Para este final de ano, Ana Maria revela que está preparando “uma apresentação especial”, que irá acontecer no Teatro Municipal de São Sebastião. Os integrantes irão cantar a música que originou o grupo (“Carinhoso”) em forma de jogral: “Os ensaios já estão acontecendo e os integrantes estão muito animados com a forma diferente que irão apresentar esse tão belo trabalho que fazem voluntariamente”, diz Ana Maria.

Glória Villamediana Camarine está no coral desde o início e fala da emoção de fazer parte do projeto. “Minha vida teve outro sentido participando desse trabalho, fiz muitos amigos. Meu tempo é ocupado, acordo animada e graças a tudo isso consegui passar pelo luto do meu marido com mais força e determinação”, diz Glória. O apoio do grupo foi fundamental no momento de dor. “Contando com o apoio de todo o grupo e a satisfação de cantar, o sofrimento foi menor. Não me vejo sem o Coral”, finaliza.

O Projeto Valorizando a Pessoa Idosa visa tirar os idosos do município da ociosidade e de problemas como a depressão. Além de oferecer cursos e palestras, o projeto também conta com a participação da família dos membros.

309 m fabi 1

A Assistente Social Erika Giuliane Ramos, 25, é coordenadora dos grupos do SCFV – Projeto Valorizando a Pessoa Idosa, realizados mensalmente nos bairros Juquehy, Boiçucanga, Topolândia, São Francisco e Jaraguá. SCFV é a sigla para Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com os Idosos. Para Erika, apesar do cansaço por estar cada dia da semana em um bairro diferente, o trabalho vale a pena. “A satisfação de estar com essas pessoas não tem preço”.

Erika também fala sobre a importância de se comemorar o Dia Mundial do Idoso. A data, celebrada no dia 1° de outubro, é a chance de dar visibilidade aos trabalhos direcionados aos idosos. E a comemoração de segunda-feira na praia dos Trabalhadores começou cedo. Desde as 9h, familiares, convidados e integrantes dos grupos se reuniram ao som da Banda Municipal Manoel Ladislau de Mattos. Ao longo do dia, várias atividades aconteceram após um belo café da manhã servido para recepcionar a todos.

Com muita animação, participaram de danças e praticaram esportes. Uma mesa de carteado foi bastante concorrida. Houve também cuidados médicos, como aferição de pressão e glicemia, palestra com a endocrinologista Dra. Aniete Carolina do Carmo, e o grupo de dança “Descendentes de Rua” cativou o público, numa alegre interação entre jovens e idosos.

 

Vanda Lopes, presidente do Conselho do Idoso desde 2014 e Chefe de Divisão do Fundo Social, foi a responsável pela organização da festa. Ela falou sobre a importância do Conselho. “A municipalidade tem como objetivo romper preconceitos, que faz com que os idosos sejam vistos como inativos ou incapazes. Com o Conselho, fiscalizamos as várias atividades que devem acontecer no município, direcionadas a esse grupo. No dia 22, terça-feira passada, foi votado na Câmara dos Vereadores o Fundo Municipal do Idoso, um grande ganho que irá fomentar diversas outras atividades, inclusive viagens culturais que poderão ocorrer duas vezes ao ano, se possível. Através desse Fundo estaremos angariando junto às empresas e comerciantes do município valores que irão potencializar esses trabalhos. Os participantes ganharão um Selo que indicará quem são os doadores. É muito importante que a sociedade civil participe desses trabalhos de inclusão”, explicou Vanda.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o número de pessoas com mais de 60 anos em todo o mundo passará de 841 milhões para 2 bilhões em 2050. Em 2020, pela primeira vez na História o número de pessoas com 60 anos ou mais irá ultrapassar o número de crianças com menos de 5. Vanda diz que é de total interesse da administração promover políticas públicas que possam beneficiar a população idosa. “Nascer é uma possibilidade, viver é um risco, envelhecer é um privilégio. A vida nos ensina muitas coisas, os idosos são pessoas sábias que contribuíram e podem contribuir em muito com toda a sociedade” diz.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.